No mês de setembro há uma série de datas que propiciam grandes oportunidades para os professores trabalharem na sala de aula.

Uma data tão importante como o Dia da independência do Brasil, que é feriado nacional, deve ser planejada para que o acontecimento histórico seja aproveitado da melhor forma para ensinar um pouco da nossa história.

Datas para comemorar na escola em setembro:

  • Dia da Amazônia, 5 de setembro
  • Dia do Irmão, 5 de setembro
  • Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro
  • Dia Mundial da Alfabetização, 8 de setembro
  • Dia do Frevo, 14 de setembro
  • Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, 16 de setembro
  • Dia dos Símbolos Nacionais, 18 de setembro
  • Dia da Árvore, 21 de setembro
  • Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro
  • Início da Primavera (em 22 ou 23 de setembro). Este ano, em 22 de setembro de 2021

Dia da Amazônia, 5 de setembro

O Dia da Amazônia é comemorado na data que recorda a criação do atual estado do Amazonas pelo príncipe D. Pedro II, em 5 de setembro de 1850.

É um bom dia para lembrar a importância da Amazônia, que é a principal floresta tropical do mundo e que ocupa quase metade do Brasil - a maior parte no estado do Amazonas. 

Sugestão de atividade para o Dia da Amazônia: O bem que a Amazônia nos faz

Para conscientizar os seus alunos acerca da gravidade do desmatamento na Amazônia, é importante que, antes de mostrar fotos e vídeos de queimadas e outros crimes ambientais, o professor consiga transmitir a importância da floresta e fazer com que todos se sintam orgulhosos pelo fato de grande parte da floresta Amazônica estar localizada no Brasil.

Recorra a fotos e documentários que mostrem a riqueza da flora e da fauna. Na sequência, apresente dados em que seja simples perceber a importância da Amazônia (todos sabem da sua importância, mas se for explicado de forma simples também será mais simples para os alunos transmitirem essa informação a outras pessoas).

Para finalizar, apresente imagens de desmatamento, queimadas e caça ilegal. 

Dia do Irmão, 5 de setembro

O Dia do irmão é uma homenagem à Madre Teresa de Calcutá, que morreu no dia 5 de setembro de 1997. Conhecida como “mãe dos pobres”, porque passou a sua vida ajudando pessoas carentes, Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979. 

A data recorda não somente os irmãos de sangue, mas também os nossos amigos e os nossos próximos que, no universo cristão, são considerados nossos irmãos. Assim, é uma data que propicia refletir como as nossas atitudes com as pessoas nos ajudam a viver de forma melhor, menos conflituosa.

Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro

O Dia da Independência do Brasil recorda a data histórica quando, em 7 de setembro de 1822, foi proclamada a independência do Brasil.

Depois de um longo processo, foi nesse dia que D. Pedro terá gritado às margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo: “Independência ou morte.”.

Sugestão de atividade para o Dia da Independência do Brasil

Reúna bons materiais de história - enciclopédias, vídeos - e planeje algumas aulas antes da data comemorativa para falar sobre o processo que culminou na independência do Brasil. Não dê enfoque apenas ao dia do acontecimento, mas conte a história desde a vinda da família real ao Brasil.

Dia Mundial da Alfabetização, 8 de setembro

O Dia Mundial da Alfabetização foi instituído pela UNESCO em 1966 com o objetivo de destacar a importância da alfabetização para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento das nações.

É importante pensar especialmente na necessidade de entender o que se lê e interpretar textos, por isso, a data promove uma oportunidade de reflexão sobre essa temática.

Sugestão de atividade para o Dia Mundial da Alfabetização

Proponha um jogo novo aos alunos. Distribua as instruções e os surpreenda com as regras, pois deverão estar escritas numa língua que não conhecem, por exemplo, alemão. 

Converse com eles sobre a importância de saber ler e escrever, bem como reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas analfabetas.

De seguida, distribua as instruções do mesmo jogo, mas agora, em português. Entretanto, apesar de estar em português, o texto dessas instruções não deverá estar pontuado, ou seja, estará escrito sem vírgulas e sem pontos.

Agora, converse com eles sobre a importância de saber interpretar os textos e explique o que é analfabetismo funcional.

Por fim, distribua o texto das instruções devidamente pontuado e divirtam-se com o novo jogo.

Dia do Frevo, 14 de setembro

O Dia do Frevo é uma homenagem ao jornalista Oswaldo Oliveira, que nasceu em 14 de setembro de 1822 e é o criador da palavra “frevo”. 

No frevo, a música e a dança são tão agitadas que dão a sensação de que o chão está fervendo, daí ter surgido o nome “frevo”. 

Aproveite a oportunidade dessa comemoração para falar com os alunos sobre o frevo e mostrar vídeos dessa manifestação cultural, que é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, 16 de setembro

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio celebra a data em que foi assinado o Protocolo de Montreal sobre as Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio, o que aconteceu em 1987. 

A data propicia um momento de reflexão sobre a importância dos esforços que os países e as pessoas, individualmente, devem fazer para proteger a camada de ozônio e, assim, preservar a vida na Terra.

Dia dos Símbolos Nacionais, 18 de setembro

O Dia dos Símbolos Nacionais comemora os símbolos que identificam o nosso País em todo o mundo. Os símbolos nacionais brasileiros são: bandeira nacional, brasão nacional, selo nacional e hino nacional.

Sugestão de atividade para o Dia dos Símbolos nacionais

Explique o significado de cada símbolo nacional e diga aos seus alunos quando e como eles são utilizados.

Leve uma bandeira, mostre um documento em que o selo nacional foi colocado, bem como mostre aos alunos a imagem do brasão nacional na fachada de um edifício, leve a letra e cantem juntos o hino nacional.   

Dia da Árvore, 21 de setembro

O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro em muitas escolas, apesar de ter sido substituído pela instituição da Festa anual das árvores, que se realiza em março.

Independentemente da data, o importante é aproveitar a data para refletir sobre a importância das árvores, por exemplo, reduzindo a poluição, extraindo frutos, contribuindo para a beleza e amenizando temperaturas.

Sugestão de atividade para o Dia da Árvore

Reserve alguns dias para falar com os seus alunos sobre árvores frutíferas, aproveitando para conversar sobre a importância de comer frutas.

Incentive-os a querer ter a sua própria árvore, onde possam colher algum fruto que gostem, ou para tornar um ambiente mais bonito. Mesmo quem vive em apartamento pode cultivar uma árvore em um vaso.

O mesmo acontece na escola. Caso haja espaço, plantem juntos uma árvore no terreno na escola, caso contrário, plantem em um vaso. Há ainda a possibilidade de pedir autorização para plantar uma árvore em um jardim da cidade, colocando uma placa alusiva à turma que a plantou. Assim, após alguns anos gostarão de recordar esse momento.

Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro

O Dia Mundial sem Carro foi comemorado pela primeira vez em 1997 na França. No Brasil, a data chegou em 2001, e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a utilização excessiva do carro.

A data incentiva que as pessoas experimentem deixar o carro na garagem um dia e, em vez disso, optem pela bicicleta, ônibus, ou mesmo andem a pé. Assim, com menos carros na rua, não só o trânsito se beneficia, como há menos poluição.

Início da Primavera, 22 ou 23 de setembro

O Início da Primavera é marcado pelo equinócio, um fenômeno astronômico que acontece duas vezes no ano: um é o equinócio da primavera, o outro é o equinócio do outono.

Apesar de não ter uma data fixa, a primavera começa sempre entre os dias 22 e 23 de setembro.

A data propicia um momento para falar sobre a primavera e suas principais características, mas traz especialmente a oportunidade de introduzir conceitos da Astronomia.

Leia também: Datas comemorativas escolares e Datas comemorativas escolares de outubro