Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Próximo 28 de Maio de 2018 (Segunda-feira)

O Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna é celebrado em 28 de maio.

Esta data visa promover um debate a nível nacional sobre a importância dos cuidados para a saúde da mulher. Além disso, fortalecer a necessidade de melhores políticas públicas que ajudem a garantir condições médicas de qualidade para as gestantes.

Nesta data ainda é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, iniciativa que teve início durante o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, na Holanda, em 1984.

Ficou definido que o dia 28 de maio seria destinado a estimular o debate e a reflexão a nível mundial sobre os métodos e ações políticas necessárias para melhorar as condições de saúde da mulher gestante, principalmente.

No Brasil, o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna foi instituído através da Portaria do Ministério da Saúde nº 663/94.

A diminuição da mortalidade materna é uma das principais metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre as principais causas de morte materna no mundo estão: hemorragia grave, hipertensão na gestação, infecções, complicações de abortos e coágulos sanguíneos.

Nos últimos anos, o Brasil conseguiu diminuir em mais de 40% a taxa de mortalidade materna no país.

Ver também: Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna
Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna nos próximos anos

28 de Maio de 2019 (Terça)

28 de Maio de 2020 (Quinta)

28 de Maio de 2021 (Sexta)