Em maio, mês das mães e do feriado do 1º de maio, muitas datas comemorativas podem ser aproveitadas no ambiente escolar para aumentar os conhecimentos gerais dos alunos.

Datas para comemorar na escola em maio

  • Dia do Trabalho, 1º de maio (feriado nacional)
  • Dia da Literatura Brasileira, 1 de maio
  • Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona, 5 de maio
  • Dia Nacional da Matemática, 6 de maio
  • Abolição da Escravatura, 13 de maio
  • Dia das Mães (2º domingo de maio), 12 de maio de 2024
  • Dia Internacional da Família, 15 de maio
  • Dia Internacional dos Museus, 18 de maio
  • Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio

Dia do Trabalho, 1 de maio

O Dia do Trabalhador é um feriado nacional celebrado no dia 1 de maio. Esta data homenageia todos os profissionais e é um dia de descanso no nosso calendário.

Em 1º de maio de 1886 nos Estados Unidos ocorreu uma greve geral para reivindicação de melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas. Este fato inspirou diversos países a incluírem uma data anual para celebrar as conquistas da classe trabalhadora.

Sugestão de atividade: conhecendo as profissões

Convide pessoas para falar um pouco sobre suas profissões e, assim, os alunos poderão conhecer o trabalho deles e a importância das suas atividades para a cidade.

Vereador, médico, advogado, gari, vendedor, mecânico, bancário, dentista, bombeiro e padeiro são exemplos de profissionais que podem ser convidados.

Dia da Literatura Brasileira, 1 de maio

O Dia da Literatura Brasileira em 1º de maio celebra a manifestação artística dos escritores no país para preservar a cultura e a história do nosso povo.

O dia escolhido é a data de nascimento do escritor José de Alencar, que nasceu em 1829. Trata-se de um importante autor do romantismo brasileiro, que colocava temáticas nacionais, como os índios e a vida no sertão nordestino, em suas obras.

Sugestão de atividade: a importância da escrita

Convide um escritor da cidade para falar sobre seus trabalhos. Com isso, os alunos podem entender a importância das palavras para registrar as ideias que passam de geração para geração.

É também uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre José de Alencar e suas principais obras, como O Guarani (1857), Lucíola (1862) e Iracema (1865).

Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de maio

O Dia Internacional da Língua Portuguesa, desde que foi estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), celebra a nona língua mais falada do mundo. O Brasil é o único país no continente americano que fala o português.

Outras datas no país que celebram o idioma são: Dia da Língua Nacional (21 de maio) e Dia Nacional da Língua Portuguesa (5 de novembro).

Sugestão de atividade: o português no mundo

Esta data é uma ótima oportunidade para os alunos saberem que a língua portuguesa é falada por mais de 250 milhões de pessoas.

Os países que utilizam oficialmente o português são: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Conhecer sotaques através de vídeos, analisar vocabulário, pesquisar expressões e curiosidades dos países em que se fala português pode ser uma atividade muito interessante.

Dia da Matemática, 6 de maio

O Dia Nacional da Matemática é um momento de reflexão sobre o ensino e aprendizado desta matéria. Por isso, é um momento importante para homenagear os profissionais e incentivar os alunos a estudarem e desenvolverem habilidades matemáticas.

O dia 6 de maio foi escolhido porque nesta data em 1895 nasceu Júlio César de Mello e Souza, que utilizava o pseudônimo Malba Tahan, um importante escritor e educador matemático brasileiro.

Sugestão de atividade: o segredo dos números

Para estimular o pensamento matemático e verificar o conhecimento sobre números, divida os alunos em equipes e confeccione um cofre. O interior deve conter o prêmio que só será recebido se acertarem a combinação correta da senha.

Dê pistas aos alunos para que eles adivinhem quais os números que liberam o segredo.

Por exemplo, se a senha for 1205, as pistas utilizadas podem ser:

1º número: é divisor de todos os números naturais (o 1 é o menor divisor de todos os números naturais);
2º número: é o único número primo que é par (o 2 é divisível por 1 e ele mesmo);
3º número: é o único número neutro (o 0 não é positivo e nem negativo);
4º número: o maior divisor de 5 (o maior divisor de um número é ele mesmo).

Abolição da Escravatura, 13 de maio

O Dia da Abolição da Escravatura no Brasil é celebrado no dia 13 de maio, pois nesta data em 1888 a princesa Isabel sancionou a Lei Áurea e oficialmente extinguiu a escravidão no país.

Dos países livres na América, o Brasil foi o último a colocar fim na prática de fazer povos escravos. Do regime colonial até o fim do Império se passaram cerca de 400 anos de escravidão.

O movimento abolicionista no século XIX para a extinção do trabalho escravo, formado principalmente por pessoas do continente africano e indígenas, foi ganhando força até que todos fossem libertos.

Sugestão de atividade: conhecendo o processo de abolição da escravatura

Para saber mais sobre a história do país, os alunos podem pesquisar sobre outras leis que fizeram parte do processo de abolição da escravatura.

Por exemplo, além da Lei Áurea, tivemos a Lei Eusébio de Queirós (1850), Lei do Ventre Livre (1871) e Lei dos Sexagenários (1885).

Dia das Mães, 14 de maio de 2023

O Dia das Mães é comemorado no Brasil no segundo domingo de maio para homenagear a figura materna. Embora seja uma celebração oficializada no país apenas em 1932, no Governo de Getúlio Vargas, desde a antiguidade observam-se tradições que remontam a um dia festivo para as mães.

Em outros países, essa data comemorativa começou a ser celebrada bem antes do nosso país. Nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração foi oficializada em 1914 pelo presidente Woodrow Wilson.

Sugestão de atividade: homenagem às mães

O Dia das Mães é uma oportunidade para os alunos trazerem à escola quem eles têm como figura materna.

Na educação artística, os alunos podem ser desafiados a criar algum tipo de arte, como pintura, teatro e música, para estimular a criatividade e tornar este dia ainda mais especial para todas as mães.

Dia Internacional da Família, 15 de maio

O Dia Internacional da Família em 15 de maio celebra desde que foi oficializada em 1993 na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A família pode ser definida como o núcleo social básico da sociedade, que é essencial para a formação dos indivíduos.

Uma família é formada por pessoas com laços afetivos e/ou sanguíneos. Este é um importante momento para aproximar a família da escola e integrá-la ao processo de educação dos alunos, além de estimular a cooperação para o desenvolvimento.

Outras datas que celebram a instituição familiar são: Dia Nacional da Família na Escola (24 de abril) e Dia Nacional da Família (8 de dezembro).

Dia Internacional dos Museus, 18 de maio

O Dia Internacional dos Museus celebra em 18 de maio esse importante espaço de investigação, preservação e apresentação da história, cultura, ciência e arte.

Uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM) fez com que a data fosse oficializada em 1977.

Sugestão de atividade: visita ao museu

Visitar o museu da cidade ou fazer uma excursão para o museu mais próximo é uma ótima atividade para comemorar a data.

É possível também, através da internet, ver as exposições virtuais de museus, como Louvre (França), Pinacoteca (São Paulo) e The British Museum (Inglaterra).

Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio

Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial de Saúde em 1987.

A data propicia uma excelente oportunidade para conscientizar as pessoas sobre os malefícios de fumar, por exemplo, o grande risco de estar exposto a câncer de pulmão, além de infartos, derrames e envelhecimento precoce. Por outro lado, é importante destacar os benefícios para uma vida sem cigarros, por exemplo, aumento de expectativa de vida e redução de risco de ter ataque cardíaco.

Leia também: