As quatro fases principais da Lua são: nova, crescente, cheia e minguante. O ciclo completo de todas elas dura 29,5 dias, os seja, esse é o tempo que demora para a mesma fase acontecer novamente.

Este período, chamado de mês sinódico, ou lunação, é muito próximo de 30 dias, por isso, em 365,25 dias (um ano terrestre) temos 12 lunações.

Como a Lua não tem luz própria, o que vemos é a luz do Sol refletida pela superfície lunar. Desta forma, a fase, que é o aspecto como vemos a Lua, depende da sua posição em relação ao Sol e a Terra.

Note que a porção iluminada que vemos da Lua vai se modificando lentamente ao longo do ciclo, portanto, a Lua apresenta inúmeras fases ao longo de um mês lunar.

As fases nova, crescente, cheia e minguante representam denominações especiais para indicar o momento em que a Lua está localizada em um determinado ponto de sua órbita.

O momento em que a Lua se encontra nesses pontos acontece em uma hora exata, conforme mostra a tabela Fases da Lua para 2019. Sendo que o período entre duas fases principais consecutivas leva em média uma semana (7 a 8 dias).

Depois desse momento, a Lua vai caminhando para a fase seguinte. Por exemplo, depois que a Lua chega no ponto específico da fase cheia ela começa a caminhar para a fase minguante. Assim, apesar de ela ser cheia, podemos dizer que ela está minguando.

Fases da Lua

Vale lembrar que a aparência da Lua muda de acordo com a posição do observador na Terra. No Hemisfério Sul o satélite apresenta-se de forma invertida em relação ao Hemisfério Norte.

Um outro fato interessante é que sempre vemos da Terra a mesma face da Lua. Isso acontece em decorrência do movimento de rotação da Lua apresentar o mesmo período do seu movimento de translação ao redor do nosso planeta.

Lua Nova

lua nova

Na fase nova, a Lua se apresenta timidamente no céu. É que, em virtude da sua posição entre a Terra e o Sol não vemos a face que está iluminada.

Nesse período, a Lua costuma nascer às 6h e se por às 18h, estando presente no céu durante o dia.

Lua Crescente

lua crescente

Nesse momento, quando a Lua encontra-se em seu quarto-crescente, ela posiciona-se na direção leste a 90º do Sol. Surge como um semi-círculo iluminado e ao longo do tempo vai se tornando cada vez mais aparente no céu.

Aqui, ela nasce às 12h e se põe às 00h.

Lua Cheia

lua cheia

Na fase cheia, a Lua encontra-se inteiramente visível e iluminada pela luz solar. É o momento em que Sol e Lua estão de lados opostos, a 180º.

Nesse período, a Lua nasce aproximadamente às 18h e se põe às 6h do próximo dia.

Se quiser conhecer um calendário que é baseado nos movimentos da Lua e do Sol, leia: Calendário judaico.

Lua Minguante

lua minguante

A fase minguante é o período em que a Lua se encontra novamente posicionada a 90º do Sol, mas dessa vez na direção oeste. Também apresenta um formato de semi-círculo, com metade da face iluminada.

Nessa ocasião, o satélite costuma nascer às 00h e se pôr às 12h.

Veja aqui em que fase da Lua estamos: