Podemos afirmar que o domingo é o primeiro dia da semana, mas o primeiro dia útil é a segunda-feira.

Numa tentativa de padronizar o primeiro dia da semana, em 2004, foi estabelecido pela Organização Internacional de Padronização na ISO 8601 que a segunda-feira seria o primeiro dia da semana. Consequentemente, o domingo seria o sétimo e último dia.

Entretanto, no Brasil, a norma NBR 5892:2019 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) considera que a semana começa no domingo.

Domingo e segunda

DOMINGO é o primeiro dia da semana, enquanto a SEGUNDA é o primeiro dia útil. 

Para efeitos de padronização:​​​

ISO 8601 (Organização Internacional de Padronização) estabeleceu que o primeiro dia da semana é segunda-feira.

A ABNT NBR 5892:2019 (Associação Brasileira de Normas Técnicas) considera que o primeiro dia da semana é domingo.

Outras nações também consideram o domingo como primeiro dia da semana. Isso porque em muitas religiões, esse dia é considerado um dia de descanso e o dia mais importante da semana, pois seria o dia do Senhor, como nos diz sua origem etimológica (Dominus Dei, que significa Dia do Senhor).

Por outro lado, há quem afirme que por ser o dia mais importante, deve ser considerado como o último para um momento do repouso que nos prepararia para começar a semana.

Justificativa religiosa para o primeiro dia da semana

A base para o sábado ou o domingo serem dias de descanso reside na Bíblia cristã.

“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro” (Ex 20,8-10).

Mais tarde, os cristãos afirmam que o domingo foi o primeiro dia semana na Antiguidade, pois foi o dia em que Jesus ressuscitou.

Por isso, o domingo superaria em importância o sábado judaico. No livro dos Atos dos Apóstolos já encontramos comunidades que tinham a prática de guardar o domingo:

“No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite” (Atos 20,7)

Os católicos, e várias outras denominações cristãs, observam o descanso e a ida à igreja neste dia, por ter sido o dia em que Jesus teria ressuscitado.

No entanto, algumas correntes cristãs afirmam que nenhuma orientação foi dada neste sentido e assim, continuam guardando os sábados.

Mesmo em países de maioria cristã, contudo, podemos encontrar divergências. Em países anglo-saxônicos e cristãos, como Inglaterra e Estados Unidos, verificamos que o domingo é o primeiro dia da semana. Por outro lado, em países europeus, mas igualmente cristãos, como França e Espanha, a segunda-feira será o primeiro dia.

Leia também: