Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Início da Quaresma

Próximo 26 de Fevereiro de 2020 (Quarta-feira)

A Quaresma é um período de 40 dias que se inicia com a Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa.

Este período entre essas duas datas compreende 47 dias, mas os domingos não são contados, pois estes são dias em que os fiéis não devem fazer penitência, nem sacrifícios.

Significado da Quaresma

A Quaresma significa, para os católicos, um tempo de preparação e mudança. Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.

A cor da liturgia quaresmal é o roxo, que lembra o recolhimento e será esta tonalidade que estará nos paramentos dos sacerdotes e nos templos.

Quaresma, cruz e coroa de espinhos

Quaresma Católica

Durante a Quaresma os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa.

Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo, como a oração da Via-Sacra às sextas-feiras, os mistérios Dolorosos do Rosário e a veneração às imagens do Cristo morto. Os católicos são estimulados a fazer exames de consciência e confessar-se.

Igualmente, as canções entoadas na Igreja não devem conter a palavra “Aleluia” e tampouco é rezada a oração do Glória durante a missa. Muitas paróquias também observam o costume de cobrir as imagens dos santos com tecidos, geralmente roxos.

Fim da Quaresma

A Quaresma termina na Quinta-Feira Santa quando se inicia o Tríduo Pascal (cerimônias realizadas na Quinta-feira Santa, Sábado Santo e Domingo de Páscoa).

Início da Quaresma