Calendário 2020 Feriados 2020 Calendário 2021 Feriados 2021

Dia da Igualdade Salarial

O Dia da Igualdade Salarial celebra-se em Portugal a 4 de novembro de 2019.

A data foi instituída pela União Europeia com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a disparidade existente nos salários entre homens e mulheres nos vários países europeus, e de incentivar a tomada de medidas para alterar esta realidade no mercado laboral.

Os dados estatísticos revelam que a desigualdade salarial entre mulheres e homens, em Portugal, é tanto maior quanto mais elevado é o nível de qualificação. Segundo os dados da Comissão Europeia, a disparidade salarial no nosso país tem aumentado na sua generalidade ao longo dos anos.

bonecos sobre moedas

Origem do Dia da Igualdade Salarial

A partir de 2016 a Comissão Europeia decidiu celebrar o Dia Europeu da Igualdade Salarial em novembro, tendo Portugal aderido à nova data, celebrando o Dia da Igualdade Salarial também em novembro. Antes, a data portuguesa celebrava-se a 6 de março.

No sentido de destacar a igualdade e de caminhar para a data comum de 31 de dezembro, a data foi alterada para o fim do ano, em vez de ser assinalada pelo início do ano.

Uma vez que os homens ganham, em média, mais 13% do que as mulheres, as mulheres deixam de receber o ordenado, na prática, a 2 de novembro, enquanto os homens recebem até 31 de dezembro.

Portugal celebrava a data a 6 de março, pois supostamente a mulher teria de trabalhar até dia 6 de março para estar em igualdade com o homem. Por outras palavras, em Portugal as mulheres tinham de trabalhar mais 65 dias para conseguirem ganhar o mesmo salário anual que o sexo oposto.

Dia da Igualdade Salarial