Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santa Adelaide

Próximo 16 de Dezembro de 2018 (Domingo)

É a 16 de dezembro que se comemora o dia de Santa Adelaide.

Adelaide nasceu em 931, filha do rei da Borgonha. Com seis anos, o seu pai morreu. Aos 16 anos a Corte arranjou o seu casamento com Lotário, rei de Itália, mas este faleceu três anos depois, dando lugar no trono ao seu rival, o rei Berengário, que queria casar Adelaide com o seu filho.

Como Adelaide se recusou a casar, foi atirada à prisão, perdendo todos os seus títulos e poderes. Com a ajuda do padre Martinho, seu capelão, Adelaide fugiu da prisão e refugiu-se no castelo de Canossa, prontamente atacado por Berengário.

Oto, o imperador da Alemanha, veio ao auxílio de Adelaide, a pedido desta e derrotou Berengário, fazendo-o prisioneiro. O imperador apaixonou-se pela santa e pediu-a em casamento. Adelaide aceitou, tornando-se imperatriz.

Enquanto Oto reinou por mais de três décadas, Adelaide dedicou-se a evangelizar os povos e a ajudar os pobres, doentes, missionários e religiosos, construindo igrejas, mosteiros e hospitais. Toda a sua piedade valeu-lhe o amor e admiração dos seus súbditos.

Adelaide ficou viúva novamente, subindo Oto II, seu filho, ao trono. A sua nora, cheia de inveja pelo poder de Adelaide junto de Oto II, acusando os seus gastos com doações, conseguiu exilar a santa, que procurou refúgio em Roma junto do Papa.

Passados dois anos, Oto II, arrependido, pediu o perdão da mãe, que se reconciliou com o filho. Pouco tempo depois este falece, assumindo a sua nora a regência. Esta planeava matar a sogra, mas acabou por ser assassinada antes disso, um mês depois de assumir o governo.

Adelaide tornou-se imperatriz regente da Alemanha, governando com justiça e piedade. Quando o seu neto Oto III atingiu a maioridade e subiu ao trono, Adelaide retirou-se para um mosteiro que ela tinha fundado em Selz, na Alsácia, para viver em oração.

A santa faleceu a 16 de dezembro de 999.

Dia de Santa Adelaide
Dia de Santa Adelaide

Dia de Santa Adelaide nos próximos anos

16 de Dezembro de 2019 (Segunda)

16 de Dezembro de 2020 (Quarta)

16 de Dezembro de 2021 (Quinta)