Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santa Afra

Próximo 7 de Agosto de 2019 (Quarta-feira)

O Dia de Santa Afra festeja-se a 7 de agosto.

Afra era uma jovem pagã que vivia com a sua mãe, Hilária, em Augsburgo, na Baviera. Dirigida pela mãe, Afra prestava culto a Vénus, uma das várias deusas pagãs. Um dia, Afra e Hilária receberam a visita de dois viajantes que iriam mudar a vida delas: o bispo Narciso e seu diácono Félix, que fugiam à furiosa perseguição aos cristãos que se vivia em Espanha.

Tocada pela oração de Narciso, Afra ajoelhou-se aos seus pés e confessou os seus pecados. Percebendo o arrependimento de Afra, o bispo Narciso absolveu Afra. Afra e Hilária converteram-se ao Cristianismo e foram batizadas, juntamente com as suas empregadas.

Afra foi denunciada como católica às autoridades, que a prenderam. Deram-lhe a hipótese de negar a fé cristã e sair em liberdade, mas a jovem não aceitou e reafirmou a sua fé em Jesus. Afra foi então despida e amarrada a um poste, sendo queimada viva, decorria o ano de 304.

Quando terminou a perseguição aos cristãos, Afra passou a ser venerada como Santa, tornando-se na padroeira de Augsburgo. O seu culto foi autorizado pela Igreja em 1064.

Sua mãe, Santa Hilária, também morreria martirizada, ao recusar-se abandonar o túmulo da filha.

Dia de Santa Afra
Dia de Santa Afra

Dia de Santa Afra nos próximos anos

07 de Agosto de 2020 (Sexta)

07 de Agosto de 2021 (Sábado)

07 de Agosto de 2022 (Domingo)