Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santa Germana

Próximo 15 de Junho de 2019 (Sábado)

O Dia de Santa Germana celebra-se a 15 de junho.

Santa Germana Cousin nasceu em Pribac (França) em 1570 e faleceu na mesma localidade em 1601. O seu nome de batismo é Germana Maria de Jesus Cousin.

A vida de Germana foi marcada pelo sofrimento de início ao fim. Sua mãe nasceu depois de a dar à luz e seu pai e madrasta não nutriam amor por ela, deixando-a a dormir num estábulo longe do resto da família. A sua débil formação física e a sua enfermidade crónica levaram-na a padecer de dores toda a vida. Santa Germana alimentava-se apenas de pão e água. Mesmo com uma mão deformada e paralisada, e com a visão deturpada, ela guardava ovelhas com um cajado, sem nunca perder um único animal. Apesar de todo o sofrimento passado em silêncio e da perseguição que sofreu, Germana aceitou o seu destino e dedicou a sua vida a espalhar a sua fé, tentando converter o próprio pai e madrasta, sem sucesso.

Os seus amigos eram os pobres a quem ajudava e as crianças a quem ensinava a catequese. Pelo seu sofrimento e pela sua devoção, Germana tornou-se uma santa muito adorada em França e a padroeira das crianças vítimas de maus tratos. Foi sepultada sem identificação. Anos mais tarde, o seu corpo foi descoberto pelo coveiro ainda intacto. Pela mão deformada e pela cicatriz no pescoço os anciãos identificaram o corpo como pertencente a Germana Cousin.

Dia de Santa Germana
Dia de Santa Germana

Dia de Santa Germana nos próximos anos

15 de Junho de 2020 (Segunda)

15 de Junho de 2021 (Terça)

15 de Junho de 2022 (Quarta)