O Dia de Santa Patrícia festeja-se liturgicamente a 25 de agosto.
Santa Patrícia nasceu em Constantinopla e faleceu em Nápoles no século VII.
Filha do imperador de Constantinopla, Patrícia foi criada por uma empregada chamada Aglaia que a educou muito religiosamente. Muito jovem, a santa fez voto de virgindade. O seu pai, que já tinha casamento arranjado para ela com um nobre, não aceitou os desejos da filha.
Patrícia fugiu então com Aglaia e algumas seguidoras para as ilhas gregas e de seguida para Itália, para Roma, onde a santa procurava a consagração virginal e a proteção do Papa Libério.
Pararam em Nápoles, cidade portuária que encantou Patrícia. A santa referiu onde gostava de ser sepultada em Nápoles, e patrocinou a cidade, pagando a ornamentação das igrejas com objetos litúrgicos e aumentado os fundos dos conventos que recebiam pobres e doentes.
Em Roma a Santa recebeu o véu das mãos do Papa, o símbolo da consagração a Deus. Seguiu-se então o regresso a Constantinopla para Patrícia renunciar à coroa e distribuir os bens pelos pobres e para seguir em viagem à Terra Santa.
Contudo, a embarcação de Patrícia naufragou na costa de Nápoles, tendo Patrícia falecido no convento da ilha de Megaride, cujas irmãs a tinham socorrido.
O funeral de Patrícia terá sido organizado por Aglaia e realizado pelo bispo de Nápoles, com a presença de uma grande multidão. Santa Patrícia foi sepultada no local que desejava: no antigo mosteiro dedicado aos Santos Nicandro e Marciano.
Santa Patrícia tornou-se na padroeira de Nápoles.