Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santo Elias

Próximo 20 de Julho de 2019 (Sábado)

O Dia de Santo Elias comemora-se a 20 de julho.

Elias foi um importante profeta do século IX a.C., do reino de Israel, que defendia o culto de Deus durante o reinado de Acab, onde se adorava o deus Baal, que era considerado um culto idólatra.

Depois de denunciar Baal e os seus falsos profetas no monte Carmelo, ao fazer descer fogo sobre um sacrifício, Elias teve de fugir ao rei Acab, passando a viver numa gruta no deserto, onde seria alimentado por um corvo enviado por Deus que lhe trazia pão.

A ligação íntima entre Deus e Elias se manifestou por diversas vezes. De Elias se diz ter sido o primeiro homem a ressuscitar outro homem (uma criança que tinha morrido à fome), entre outros milagres realizados, como fazer chover depois de três anos de seca e controlar as correntes do rio Jordão. Todos estes episódios valeriam mais tarde as comparações de Jesus Cristo e de São João Batista a Santo Elias.

Elias não terá sequer morrido. Enquanto caminhava com Eliseu, Elias terá sido levado para os céus numa carruagem de fogo puxada por cavalos de fogo, deixando Eliseu como o seu sucessor.

Mais tarde, o profeta Elias surgiria no Dia da Transfiguração do Senhor.

Dia de Santo Elias
Dia de Santo Elias

Dia de Santo Elias nos próximos anos

20 de Julho de 2020 (Segunda)

20 de Julho de 2021 (Terça)

20 de Julho de 2022 (Quarta)