Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Camilo

Próximo 14 de Julho de 2019 (Domingo)

O Dia de São Camilo celebra-se a 14 de julho.

Camilo de Lellis nasceu em Itália em 1550, em Bucchianico, Nápoles. Após a perda dos pais, o jovem Camilo fez-se soldado e aí participou de várias batalhas. Num ocasião foi ferido e ao se recuperar, torna-se enfermeiro.

Ao voltar para sua terra natal, entrou numa vida decadente, gastando tudo o que tinha no jogo.

Sao Camilo

No momento mais delicado da sua vida encontrou na graça divina um refúgio e uma inspiração. Com uma úlcera no pé (que o acompanhou até à morte em 1614), procurou auxílio no Hospital Santiago de Roma, onde se tornou voluntário para pagar o tratamento, encarregando-se dos doentes terminais mais abandonados pelos funcionários.

Sob alçada de Filipe Néri, tornou-se sacerdote e constituiu uma irmandade de voluntários para tratamentos dos pobres doentes, chamada de Congregação dos Ministros Camilianos, com a aprovação do Vaticano.

Cuidou de cada doente como se de Cristo se tratasse. Por todo o seu trabalho e fervor, Camilo foi considerado o protetor dos enfermos e o padroeiro dos hospitais.

Oração de São Camilo de Lellis pelos Enfermos

Piedosíssimo São Camilo que chamado por Deus para ser o amigo dos pobres enfermos, consagrastes a vida inteira a assisti-los e confortá-los, contemplai do Céu os que vos invocam confiados no vosso auxílio.

Doenças da alma e do corpo fazem de nossa pobre existência um acúmulo de misérias que tornam triste e doloroso este exílio terreno.

Aliviai-nos em nossas enfermidades, obtende-nos a santa resignação às disposições divinas, e na hora inevitável da morte confortai o nosso coração com as esperanças imortais da beatífica eternidade.

Assim seja.

São Camilo de Léllis, rogai por nós.

Dia de São Camilo
Dia de São Camilo

Dia de São Camilo nos próximos anos

14 de Julho de 2020 (Terça)

14 de Julho de 2021 (Quarta)

14 de Julho de 2022 (Quinta)