Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia Mundial da Liberdade de Pensamento

Próximo 14 de Julho de 2019 (Domingo)

O Dia Mundial da Liberdade de Pensamento ocorre anualmente a 14 de julho.

A liberdade de pensamento é um direito consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, adotada a 10 de dezembro de 1948. Segundo o artigo 18: “Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.

Ser livre para pensar é o expoente da liberdade individual. Neste dia apela-se à reflexão sobre o significado de liberdade de pensamento e à extinção do fosso existente entre esta liberdade e a liberdade de expressão: entre os pensamentos interiores e as manifestações exteriores dessas visões pessoais.

O artigo 19 da mesma declaração refere: “Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

A data alude à Queda da Bastilha, que assinalou o início da Revolução Francesa.

Frases

  • “Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento.” Antoine de Saint-Exupéry
  • “Quando não há, entre os homens, liberdade de pensamento, não há liberdade." Voltaire
  • “O pensamento é o ensaio da ação.” Sigmund Freud
  • “A maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.” Fernando Pessoa
Dia Mundial da Liberdade de Pensamento
Dia Mundial da Liberdade de Pensamento

Dia Mundial da Liberdade de Pensamento nos próximos anos

14 de Julho de 2020 (Terça)

14 de Julho de 2021 (Quarta)

14 de Julho de 2022 (Quinta)