O Dia de São Pio X celebra-se anualmente 21 de agosto.
Giuseppe Melchiorre Sarto nasceu a 2 de junho de 1835 em Riese, no norte de Itália, e faleceu a 20 de agosto de 1914, em Roma. Foi Papa de 1903 a 1914, até o dia em que faleceu, aos 79 anos.
São Pio X, o 257º Papa, fugia ao epíteto de santo com a resposta: “Não santo, mas Sarto”. Filho de uma família rural, e vivendo sempre em humildade, o padre Pio X tornou-se Bispo de Mântua, em 1884, e Patriarca de Veneza, em 1896.
Reza a história que pediu dinheiro emprestado para comprar as passagens de ida e volta para o conclave que o escolheria como Papa, já que não acreditava que o Espírito Santo cometesse erros.
Sua forma de governar a Igreja Católica era direta e suas denúncias às atrocidades cometidas contra a dignidade humana não foram bem aceitas pela aristocracia europeia no contexto da pré-Primeira Guerra Mundial.
Segundo o catecismo de São Pio X E Supremi Apostolatus, o seu lema era “Renovar todas as coisas em Cristo”. Santo Pio X foi beatificado e canonizado pelo Papa Pio XII na década de 1950, ficando conhecido como o “Papa da Eucaristia”.