Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia Internacional Contra Testes Nucleares

Próximo 29 de Agosto de 2019 (Quinta-feira)

O Dia Internacional Contra Testes Nucleares observa-se anualmente a 29 de agosto.

O objetivo do Dia Internacional Contra Testes Nucleares é claro: unir esforços para alcançar o fim dos testes nucleares. Este dia é um trampolim para discussões e iniciativas que almejam a paragem dos testes nucleares no globo. Por todo o mundo juntam-se esforços nesta luta, desde as iniciativas da ONU às mensagens dos representantes dos países, das ações das organizações intergovernamentais e não governamentais à divulgação exercida pelas redes de jovens, de media e das instituições académicas. Encontros de líderes mundiais, simpósios, conferências e exposições são assim alguns dos eventos realizados anualmente nesta data para chamar a atenção mundial para esta causa.

O Dia Internacional Contra Testes Nucleares é uma data recente: foi a 2 de dezembro de 2009 que a ONU declarou este dia na resolução 64/35. A origem da data deriva do facto de que foi a 29 de agosto de 1991 que se encerrou um dos maiores locais de ensaios nucleares do mundo: o Semipalatinsk, no Cazaquistão.

A Assembleia Geral da ONU instituiu o Tratado de Interdição Completa de Testes Nucleares em 1996 mas este não foi ainda ratificado por países como Estados Unidos, China, Coreia do Norte, Israel, Índia, Egito, Irão e Paquistão, o que impede a sua entrada em vigor. Enquanto estes países não ratificarem o tratado, continuar-se-á a desenvolver testes nucleares pelo mundo e a se celebrar esta data de combate.

O primeiro teste nuclear decorreu a 16 de julho de 1945, tendo-se registado desde então cerca de dois mil testes nucleares.

Em setembro celebra-se ainda o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares.

Dia Internacional Contra Testes Nucleares
Dia Internacional Contra Testes Nucleares

Dia Internacional Contra Testes Nucleares nos próximos anos

29 de Agosto de 2020 (Sábado)

29 de Agosto de 2021 (Domingo)

29 de Agosto de 2022 (Segunda)