Calendário 2019 Feriados 2019

Dia Europeu da Igualdade Salarial

O Dia Europeu da Igualdade Salarial foi celebrado a 2 de março em 2015 e a 28 de fevereiro nos anos anteriores.

A partir de 2015 a Comissão Europeia decidiu comemorar o Dia Europeu pela Igualdade Salarial a 3 de novembro, considerando que neste dia as mulheres deixam de ser remuneradas pelo seu trabalho enquanto que os homens continuam a receber normalmente até 31 de dezembro, dada elas receberem menos 16,3% do que os homens.

O objetivo do Dia Europeu pela a Igualdade Salarial é chamar a atenção dos governos e das empresas para a desigualdade salarial, tentando travar a mesma o quanto antes.

Datas do Dia Europeu da Igualdade Salarial

Era com base nos dados da Comissão Europeia sobre os salários anuais dos trabalhadores que se chegava à data de celebração do Dia Europeu da Igualdade Salarial.

As mulheres têm de trabalhar quase mais dois meses do que os homens para conseguirem ganhar o mesmo que estes, chegando-se às seguintes datas de comemoração deste dia de acordo com a variação da desigualdade salarial anual:

  • 2011: 5 de março
  • 2012: 2 de março
  • 2013: 28 de fevereiro
  • 2014: 28 de fevereiro
  • 2015: 2 de março

A Comissão Europeia decidiu alterar a data da celebração para novembro em 2016, no sentido de destacar e de trabalhar para a igualdade e não para a diferença.

Desigualdade Salarial na Europa e em Portugal

Na União Europeia, as mulheres ganham, em média, 16,3% menos do que os homens, enquanto que em Portugal a diferença entre salários de homens e mulheres é inferior: 13%.

Dia Europeu da Igualdade Salarial