Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia Internacional da Criança Africana

Próximo 16 de Junho de 2019 (Domingo)

O Dia Internacional da Criança Africana celebra-se a 16 de junho.

Comemorado 15 dias depois do Dia Mundial da Criança, o Dia Internacional da Criança Africana chama a atenção para a realidade de milhares de crianças africanas que todos os dias são vítimas de violência, exploração e abuso.

Este dia é celebrado a 16 de junho já que foi neste dia, em 1976, que se registou o massacre do Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul. Milhares de estudantes saíram à rua em protesto contra a fraca qualidade de ensino e contra o ensino da língua Afrikaans (usada apenas pela minoria branca do país) e não da sua língua materna. A manifestação, que se queria pacífica, acabou por ser alvo de repressão policial e por resultar em semanas de motins, com centenas de mortos, sobretudo crianças e adolescentes.

É em memória das crianças africanas mortas a 16 de junho de 1976 e em prol das crianças africanas do presente e do futuro que se instituiu em 1991 o Dia Internacional da Criança Africana. Todos os anos este dia merece a atenção da UNICEF e de outras organizações mundiais que organizam eventos variados tendo em vista a defesa dos direitos da criança em África e no mundo.

Dia Internacional da Criança Africana
Dia Internacional da Criança Africana

Dia Internacional da Criança Africana nos próximos anos

16 de Junho de 2020 (Terça)

16 de Junho de 2021 (Quarta)

16 de Junho de 2022 (Quinta)