Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia Internacional do Direito ao Saber

Próximo 28 de Setembro de 2020 (Segunda-feira)

O Dia Internacional do Direito ao Saber celebra-se a 28 de setembro.

A data enaltece o direito de acesso à informação por parte de toda a gente e as vantagens dos governos transparentes.

Promover a liberdade de informação como condição essencial para a democracia e para a boa governança foi um dos objetivos traçados em 2002, num encontro de organizações mundiais que trabalham com liberdade de informação, em Sófia, Bulgária.

Deste encontro, que terminou a 28 de setembro, nasceu o primeiro Dia Internacional do Direito ao Saber.

governo transparente

O direito à informação é um direito humano fundamental, que todas as pessoas, independente de qualquer fator, deveriam usufruir. Neste dia apela-se à partilha de informação governamental a todos os cidadãos.

Todos os anos se realizam nesta data campanhas de sensibilização para o direito à informação e para conseguir sociedades abertas e democráticas, onde o cidadão pode efetivamente participar e estar informado.

Conferências, concertos, competições, entrega de prémios, peças de teatro, filmes, abertura de novos sites, lançamento de livros e de relatórios, são alguns dos eventos realizados neste dia.

Todos os cidadãos podem e devem participar dos eventos. Geralmente estão envolvidos nessas atividades jornalistas, professores, ativistas, funcionários públicos, membros de organizações não governamentais e membros das organizações civis.

Dia Internacional do Direito ao Saber
Dia Internacional do Direito ao Saber

Dia Internacional do Direito ao Saber nos próximos anos

28 de Setembro de 2021 (Terça)

28 de Setembro de 2022 (Quarta)

28 de Setembro de 2023 (Quinta)