Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Aniversário de Porto Velho

Próximo 2 de Outubro de 2019 (Quarta-feira)

Em 2 de outubro é o dia dos porto-velhenses comemorarem o aniversário da sua cidade. Foi nessa data, em 1914, que o município foi criado.

A cidade recebeu esse nome por causa da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), onde nasceu a então capital de Rondônia. Mas antes de ser capital desse estado, o que aconteceu apenas em 1943, Porto Velho fazia parte do Amazonas.

Porto Velho é a única capital brasileira que faz fronteira com um país - a Bolívia. No dia em que essa cidade faz anos, é feriado municipal e uma programação cultura aguarda os seus habitantes geralmente com um ato cívico no Complexo da EFMM e com concertos no Mercado Cultural.

Porto Velho

A Estrada que deu origem a Porto Velho

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) foi construída entre 1907 e 1912 e seus primeiros habitantes foram justamente os operários que trabalharam na sua construção, além dos funcionários mais qualificados, que viviam numa área diferente, o que, assim, dividia a cidade por uma linha conhecida como Avenida Divisória.

Nessa obra grandiosa e extremamente ousada para a época, contando com 366 km de extensão total, teriam trabalhado cerca de 20 mil pessoas.Concluída em 1912, a EFMM foi desativada sessenta anos depois, em 1972.

Depois da sua desativação, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré tornou-se uma das principais atrações turísticas de Rondônia. Em 2006, a praça da sua estação, bem como o trecho até Santo Antônio, em Porto Velho, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM)

Aniversário de Porto Velho
Aniversário de Porto Velho

Aniversário de Porto Velho nos próximos anos

02 de Outubro de 2020 (Sexta)

02 de Outubro de 2021 (Sábado)

02 de Outubro de 2022 (Domingo)