As datas comemorativas propiciam a abordagem de temas importantes e que devem ser ensinados nos primeiros anos da escola. As comemorações podem ser transformadas em dias muito festivos, em que assuntos sérios são tratados de forma muito divertida.
Confraternização Universal, 1 de janeiro
Mesmo que as atividades na escola só iniciem em fevereiro, podemos falar da Confraternização Universal, data muito importante para mostrar às crianças que para vivermos bem precisamos respeitar os nossos amigos e seguir regras.
Atividade: Jogo da bexiga
Distribua bexigas com desenhos de carinhas felizes para cada uma das crianças. Coloque música, dance com as bexigas, passe para o coleguinha, com uma regra: sem deixar a bexiga cair no chão. Depois, mostre que você tem uma bexiga com a carinha triste e o próximo que deixar a bexiga cair vai ficar com essa bexiga.
Transmita a mensagem de que como todos queremos ser felizes na escola, devemos ter cuidado para não nos machucarmos e cairmos (não correr quando não é permitido, não fazer coisas que podem machucar meus amigos) e também cuidar dos nossos amigos para que eles também não se machuquem. Se isso acontecer, ficamos tristes, tal como as bexigas.
Carnaval, fevereiro ou março
O Carnaval geralmente cai em fevereiro, mas algumas vezes em março. A comemoração do Carnaval é inevitável na educação infantil, uma vez que as crianças adoram se fantasiar.
Atividade: Confecção de instrumentos musicais com material reciclável
Dá para fazer tamborzinhos com latas e bexigas, violões com caixa de cereais, maracas com potinhos de iogurte, bateria com latas e rolos de papel alumínio.
As crianças podem participar tanto na confecção como na decoração dos instrumentos. Depois, ensaie um ritmo divertido com elas e, no dia da festinha, apresente às outras turmas o seu Bloquinho de Carnaval.
Dia da Escola, 15 de março
É muito bom aproveitar a comemoração do Dia da Escola para mostrar às crianças a importância de cuidarmos dela, porque na maior parte das vezes é o lugar onde passamos mais tempo.
Atividade: Confecção de cartaz com mensagem para a escola
Com a colaboração das crianças, escreva uma frase sobre a escola em um cartaz, que depois pode ser decorado com elas. Pergunte às crianças como se sentem na escola, porque gostam dela e o que podem fazer para ajudá-la a ser um lugar sempre gostoso.
Pendure num local visível e com balões à volta, mostrando que é um dia de festa, porque a escola é muito boa para nós.
Dia da Saúde e Nutrição, 31 de março
O Dia da Saúde e Nutrição pode ser aquele dia esperado em que fazemos “comidinha” com as crianças. Com alegria, experimentamos alimentos saudáveis juntos e mostramos como eles fazem bem à saúde.
Atividade: Cozinhar na escola
Escolha uma receita e peça que cada um traga um dos ingredientes de casa. Cada um ajuda um pouquinho e, no final, todos provam o que fizeram e levam a receita para fazerem um dia com a família em casa.
Pode ser uma salada ou algo que vá para o forno. Para isso, organize os horários em colaboração com a equipe da cozinha. Na hora de usar o forno, as crianças apenas assistem.
Páscoa, março ou abril
A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Conte um pouco dessa história. Explique que a coelhinha não coloca ovos, mas como ela costuma ter muitos filhotes, o coelho se tornou um símbolo da Páscoa - que significa vida e esperança - e que o mesmo aconteceu com os ovos.
Atividade: Caça aos ovinhos
Distribua copinhos de plástico, decorados antecipadamente. Faça pegadas de coelho, esconda ovinhos e ensine as regras para as crianças (não empurrar os amigos e ajudar os que não estão encontrando ovos para que ninguém termine a brincadeira com o seu copinho vazio, pois todos irão receber a mesma quantidade no final).
Por fim, a professora junta todos os ovinhos e divide por todos de forma igual.
Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril
Esta é uma excelente oportunidade para incentivar o gosto pelos livros. O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado nessa data em homenagem a Monteiro Lobato, que nasceu no dia 18 de abril. Ensine isso às crianças.
Atividade: Dia de histórias do Sítio
Selecione várias histórias do Sítio do Picapau Amarelo e conte num ambiente bem gostoso, se possível, sentados num tapete no chão ou em almofadas. Enquanto narra as histórias, mostre imagens. Para terminar, distribua desenhos com personagens do Sítio para as crianças colorirem.
Dia do Trabalho, 1º de maio
O Dia do Trabalho é uma data bem interessante para explicar as profissões às crianças e falar sobre a importância de cada uma delas (pode ser as profissões da família, por exemplo).
Atividade: Jogo de adivinhação
Brinque de adivinhar. Esse jogo consiste em mostrar objetos para que as crianças digam em que profissão ele é usado.
Dia do Abraço, 22 de maio
O abraço é uma demonstração muito gostosa de carinho. O Dia do Abraço surgiu quando um senhor australiano inventou uma distribuição de "abraços gratuitos”.
Atividade: Jogo do abraço
Ao comando, as crianças abraçam-se a dois, três, quatro etc. A professora diz: “Abraço de dois” e as crianças buscam um amiguinho para dar um abraço. “Abraço de cinco” e cinco crianças se unem num abraço.
Por vez, cada amiguinho pode ficar no comando do jogo.
Dia Nacional da Reciclagem, 5 de junho
Desde cedo precisamos conscientizar as crianças sobre a importância dos “5 Rs" (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), pois muitas vezes é a insistência delas que promovem a separação do lixo em casa.
No Dia Nacional da Reciclagem, promova uma atividade que ensine como separar o lixo no dia a dia.
Atividade: Como separar o lixo?
Explique às crianças as cores da reciclagem. De seguida, distribua vários tipos de materiais que podem ser reciclados e peça que as crianças descarte-os nos baldes com as cores corretas. Utilize materiais que geralmente são utilizados em casa, como caixas de cereais, potes de iogurte, latinhas, garrafas.
É importante ensinar também o que não pode ser reciclado.
Festas Juninas, durante o mês de junho
As festas juninas comemoram Santo Antônio, no dia 13; São João, no dia 24; e São Pedro, no dia 29. Muito tradicionais no Brasil, as crianças adoram.
Atividade: Brincadeiras tradicionais
Confeccione o que for necessário para fazer as seguintes brincadeiras com as crianças: boca do palhaço, corrida do ovo na colher, corrida do saco, dança da laranja, pescaria, rabo do burro, tomba lata.
As brincadeiras podem ser feitas ao longo de todo o mês.
Dia do Amigo e Internacional da Amizade, 20 de julho
Essa data é comemorada no mesmo dia em que o homem pisou na Lua pela primeira vez. Foi por isso mesmo que um argentino criou o Dia do Amigo e Internacional da Amizade, para mostrar que se as pessoas fossem unidas e amigas, seria mais fácil enfrentar desafios, como foi a chegada à Lua.
Atividade: Amigo secreto
Dias antes, a professora prepara cartões simbolizando coisas que as crianças gostassem de dar a um amigo (sorvete, brinquedo, brinquedos de parque - simbolizando uma tarde em que ambos passassem juntos no parque, coração - simbolizando amizade, entre outras coisas). Cada criança escolhe um “presente” para o amigo e pinta a seu gosto.
Além disso, a professora separa a foto de cada amiguinho da turma e coloca num saco. No Dia do Amigo, todos sentam-se no chão em círculo e seguram o seu cartão. Uma criança começa o jogo tirando uma foto do saquinho e entrega o seu presente ao amigo da foto, que por sua vez tira uma foto e também dá o seu presente e assim sucessivamente.
Dia do Folclore, 22 de agosto
Essa é uma das melhores oportunidades que temos para valorizar elementos da nossa cultura (canções, danças, lendas, pratos típicos, entre muitos outros). Há coisas deliciosas para se fazer, por isso, as crianças adoram comemorar o Dia do Folclore.
Atividade: Cantigas de roda
Ensaie uma canção com as crianças e prepare adereços alusivos à canção escolhida, por exemplo, máscaras de sapinho para cantar “O sapo não lava o pé”. No Dia do Folclore apresente às outras turminhas da escola.
Dia da Árvore, 21 de setembro
O Dia da Árvore é uma excelente data para conscientizar as crianças sobre os benefícios que as árvores nos trazem.
Atividade: Cuidar do jardim ou plantar uma árvore
Peça para as crianças levarem uma roupa mais velhinha, que possam sujar, e mais uma muda de roupa limpa. É um excelente dia para cuidar do jardim da escola (limpar o mato à volta das plantas e flores, regar), porque tão importante como plantar, é preciso preservar.
Se a escola não tiver jardim, plante uma árvore num balde e, ao longo do ano, cuide dela com as crianças, ao mesmo tempo que mostra como ela se desenvolve.
Halloween, 31 de outubro
Geralmente, as crianças gostam muito do Dia das Bruxas, porque isso implica se fantasiar, algo que elas adoram.
Explique às crianças que o Dia das Bruxas não é uma festa de origem brasileira, mas sim dos Estados Unidos e de outros países. Conte que lá as crianças se fantasiam e saem às ruas batendo nas portas dos vizinhos para pedir doces dizendo “Doce ou travessura”, e para quem não oferece um doce, as crianças fazem alguma diabrura.
Atividade: Doce ou travessura
Com as fantasias que trouxeram de casa e com um saquinho preparado pela professora, visite a sala dos amiguinhos do lado para pedir doces. Regressem à sala à espera da visita dos amigos e depois comam e façam a festa cantando e dançando livremente.
Dia do Saci, 31 de outubro
O Dia do Saci foi criado com o intuito de valorizar a cultura brasileira. É comemorado na mesma data que o Dia das Bruxas, justamente para “combater” o prestígio que vem sendo dado à cultura norte-americana, e dar a oportunidade dos nossos jovens conhecer mais a nossa cultura.
Atividade: Conhecendo a lenda do Saci
Depois da partilha de doces do Dia das Bruxas, com os amiguinhos visitantes na sala, é hora de falar do Saci:
“Enquanto nos Estados Unidos e em outros países, há o Dia das Bruxas, no Brasil, temos alguém que anda fazendo travessuras por aí. Ele chama-se Saci.”
Conte a lenda do Saci às crianças. Se possível, monte uma peça de fantoches ou dedoches. No final, imitem o Saci, usando os gorrinhos preparados pelas professoras e brincando com uma perna só.
Dia da Bandeira, 19 de novembro
No Dia da Bandeira podemos incentivar as nossas crianças a gostar do nosso país, já que a bandeira representa a união entre todos os estados brasileiros.
Atividade: Montagem da bandeira
Prepare as figuras que compõe a bandeira em cartolina (um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, 27 estrelinhas brancas e uma tira branca escrita “Ordem e Progresso”) e monte com as crianças. Explique o significado das cores e das estrelas.
No final, cole em palitos de churrasco e dê para cada um levar a sua bandeirinha para casa.
Dia da Consciência Negra, 20 de novembro
O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade de mostrar às crianças que devemos ser amigos para vivermos bem, que devemos pensar não somente em nós, mas em todos, independentemente da nossa cor ou do nosso tipo de cabelo, por exemplo.
Atividade: Jogo do feitiço que virou contra o feiticeiro
A professora explica que vamos fazer um jogo sentados num círculo no chão e pergunta a cada criança, em privado, o que gostava que o amiguinho que se sentasse ao seu lado no jogo fizesse.
Depois de perguntar a todas as crianças, o jogo começa, mas em vez de o amiguinho fazer o que escolhemos para ele, a professora explica que cada um vai fazer o que escolheu para o amigo.
Se a criança tiver escolhido algo que dê vergonha, vai se arrepender e aí a professora vai explicar que não desejamos aos outros o que não queremos para nós, por isso, no nosso dia a dia não vamos fazer os amigos passarem vergonha, nem vamos ajudar ninguém a zombar dos nosso amigos, porque não gostaríamos que isso acontecesse conosco.
Natal, 25 de dezembro
Todo o mês de dezembro tem cheirinho de Natal, época tão aguardada pelas crianças. Com certeza, na escola e em casa, a criança se envolverá em muitas atividades de preparação para essa data tão importante, que é a comemoração do nascimento de Jesus.
Atividade: Caixinha de boas ações
Para preparar o nosso coração para a festa do Natal, o professor escreve uma boa ação em cada papel, que deverá ser dobrado e colocado dentro de uma caixa bem bonita.
Cada dia uma criança tira um papel da caixa indicando qual a boa ação que deve ser feita; o número de boas ações depende do número de crianças na sala. A atividade deve ser planejada para que haja tempo para fazê-la antes das férias do Natal.
As boas ações podem incluir:
- Preparar, com a ajuda do professor, uma mensagem bonita da nossa turma para outra sala e ir entregar aos amiguinhos.
- Distribuir abraços ao longo do dia.
- Separar algo em casa (livro, brinquedo ou roupa que não sirva mais). Trazer para a escola para doar a alguém que precise.
- Estar atento para ajudar alguém que precise na escola (abrir a porta para alguém que tem as mãos ocupadas, ajudar a carregar algo, entre outros).
- Elogiar o trabalho de algum funcionário da escola.
- Dê agora bom dia a alguém que não tenha dado quando chegou à escola. (“Desculpe, hoje, quando entrei na escola, não o cumprimentei, por isso, venho lhe dar bom dia.”).
- Vamos falar sobre boas ações! Nesse dia, o professor conversa com as crianças quais as boas ações que elas podem fazer fora da escola.
- Partilhar! No dia seguinte da recolha desse papel, o professor deve trazer algo para partilhar com as crianças.
- Colocar figurinhas divertidas em balinhas e distribuir pelos funcionários da escola.
- Pensar numa frase bonita para escrever na lousa da sala ao lado para que os amiguinhos sejam surpreendidos no dia seguinte.
- Perguntar ao diretor se podem ajudar em algo na escola. Toda a sala, ou uma criança acompanhada por um funcionário, vai à sala do diretor fazer a pergunta. O diretor, com as coisas já previamente organizadas e combinadas com o professor, indica a turminha para recolher os copos, pratos da mesa e o que sobrar do lanche para ajudar os funcionários da cozinha.
- Fazer uma lembrança (um enfeite de Natal ou um marcador de livro) e deixar na mesa do professor de uma outra sala com uma mensagem da nossa turma.
- Convidar a sala ao lado para uma brincadeira.
- Levar um chá ou um café para o diretor da escola.
Leia também: Datas comemorativas escolares (o que cada uma celebra)