Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia da Baiana de Acarajé

Próximo 25 de Novembro de 2018 (Domingo)

O Dia Nacional da Baiana de Acarajé é comemorado anualmente em 25 de novembro.

A data homenageia a importância histórica e cultural da figura da baiana do acarajé, nome dado às mulheres que se dedicam na produção e venda dessa iguaria típica da Bahia. A baiana é um dos ícones mais populares do Brasil.

As baianas de acarajé são consideradas, desde 2004, Patrimônio da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN). Além deste título, em 2012 as baianas ainda foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia e Patrimônio Cultural de Salvador. A Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam) é a entidade que regula a profissão das quituteiras.

A profissão de baiana de acarajé foi oficializada com o decreto de lei municipal de Salvador nº 12.175/1998.

Normalmente, o Dia da Baiana de Acarajé é comemorado no centro histórico de Salvador, onde há a maior concentração das profissionais. Um grande desfile e feito pelas ruas e, no final, uma missa ou culto religioso dedicado às baianas.

Acarajé

O acarajé é uma iguaria típica da culinária afro-brasileira. Assemelha-se à um bolinho frito, feito com massa de feijão-fradinho, cebola, sal e frito em azeite de dendê. O acarajé pode ser recheado com vatapá, caruru, camarão seco ou pimenta.

Dia da Baiana de Acarajé
Dia da Baiana de Acarajé

Dia da Baiana de Acarajé nos próximos anos

25 de Novembro de 2019 (Segunda)

25 de Novembro de 2020 (Quarta)

25 de Novembro de 2021 (Quinta)