Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Próximo 22 de Abril de 2019 (Segunda-feira)

O Dia da Comunidade Luso-Brasileira é comemorado anualmente em 22 de abril.

Esta data serve para lembrar a fraternidade entre Portugal e Brasil, através do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, também conhecido como "Estatuto de Igualdade", assinado em 22 de abril de 2000.

A data é extremamente simbólica, pois era o ano que marcou os 500 anos da chegada dos primeiros portugueses em território nacional.

Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Brasil e Portugal, devido ao contexto histórico, possuem grandes semelhanças culturais. Muitas tradições que atualmente marcam o povo brasileiro, nasceram a partir da influência dos portugueses, durante o período da colonização.

Também na culinária com os pratos a base de bacalhau e mesmo a feijoada são de origem portuguesa.

Além do idioma, Brasil e Portugal são “nações irmãs” com diversas semelhanças, como a arquitetura, os traços étnicos, o folclore, a religião, o idioma, etc.

Após a independência, o Brasil acolheu diversos portugueses que vinham em busca de uma vida melhor e se tornaram comerciantes, profissionais liberais, agricultores, estreitando os laços entre ambos os países.

Origem da data

O Dia da Comunidade Luso-Brasileira foi criado a partir do projeto de lei do senador Vasconcelos Torres (1920-1982), através da Lei nº 5.270, de 22 de abril de 1967, que instituiu a data em todo o território nacional. Algumas comunidades portuguesas no Brasil, como a de São Paulo, celebram a efeméride.

O Dia 22 de abril também é conhecido como o Dia do Descobrimento do Brasil, quando o português Pedro Álvares Cabral chegou ao território que mais tarde seria o Brasil.

Saiba mais sobre o Dia do Descobrimento do Brasil.

Dia da Comunidade Luso-Brasileira
Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Dia da Comunidade Luso-Brasileira nos próximos anos

22 de Abril de 2020 (Quarta)

22 de Abril de 2021 (Quinta)

22 de Abril de 2022 (Sexta)