Calendário 2017 Feriados 2017

Dia de São Jorge

Próximo 23 de Abril de 2018 (Segunda-feira)

O Dia de São Jorge é comemorado anualmente em 23 de abril e é considerado um feriado municipal no Rio de Janeiro.

O Dia de São Jorge é celebrado por várias nações e culturas para quem o santo é patrono, como Reino Unido, Portugal, Geórgia, Catalunha, Bulgária e outros. Existe uma história popular de que a imagem de São Jorge matando o dragão pode ser visível na lua cheia. São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, e é venerado como mártir cristão. São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo, e ficou imortalizado no conto em que mata o dragão.

O Dia de São Jorge é feriado, mas apenas no município do Rio de Janeiro, pois é considerado o santo padroeiro desta cidade.

A figura de São Jorge também é cultuada pelas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda. Neste caso, São Jorge é sincretizado na forma do orixá Ogum.

Para os próximos anos, o Dia de São Jorge está previsto para cair nos seguintes dias da semana:

Oração à São Jorge

"Glorioso São Jorge, tribuno militar e cavaleiro romano, diante de vós havia pela frente uma carreira brilhante. Mas a fé vos garantiu que o vosso dever era lutar por Cristo. E vós, protestando contra a perseguição do imperador Diocleciano, trocastes a espada de soldado pela cruz de Jesus. tombastes mártir da fé, e o vosso martírio foi o golpe que transpassou a garganta do dragão da maldade. Alcançai para nós, perseverança até o fim e muita fé na graça de Deus. Amém"

Origem do Dia de São Jorge

O Dia de São Jorge é celebrado em 23 de abril em homenagem a data do nascimento do santo: 23 de abril de 303 d.C. Em alguns países, o Dia de São Jorge ainda é celebrado em 6 de maio ou 23 de novembro.

Dia de São Jorge
Dia de São Jorge

Dia de São Jorge nos próximos anos

23 de Abril de 2019 (Terça)

23 de Abril de 2020 (Quinta)

23 de Abril de 2021 (Sexta)