Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Barnabé

Próximo 11 de Junho de 2019 (Terça-feira)

O Dia de São Barnabé é celebrado em 11 de junho.

Esta data homenageia um dos primeiros cristãos a ser mencionado no Novo Testamento da Bíblia Cristã. Embora não tenha pertencido ao grupo dos Doze Apóstolos de Cristo, Barnabé é uma figura que viveu na "era apostólica" e, por essa razão, também conhecido como Barnabé Apóstolo.

Ele é mencionado nos Atos dos Apóstolos com o nome de José, natural do Chipre e que possuía um sítio. Vende-o e doa o dinheiro para os Apóstolos que começavam a fazer seu trabalho de evangelização.

Assim, Barnabé, cujo nome significa "filho da consolação" é designado para pregar na região de Antioquia (na atual Turquia) e leva consigo o recém-convertido Paulo. Ali, a dupla faria muito adeptos e por primeira vez os seguidores de Jesus seriam chamados de cristãos.

São Barnabé

A sua festa litúrgica é celebrada tanto pela Igreja Católica Romana como pela Ortodoxa. A escolha do dia 11 de junho é uma referência a data de sua morte, em 61 d.C. quando Barnabé morreu apedrejado, provavelmente na ilha de Salamina, uma ilha no Mar Egeu.

São Barnabé é considerado o padroeiro de Chipre, da Antioquia e de Milão, local onde teria sido o primeiro dos bispos da cidade.

Oração a São Barnabé

"Santo Apóstolo Barnabé, volvei o vosso olhar a nós e a todos os apóstolos da Igreja, para que servindo ao Evangelho, possam encontrar a fortaleza necessária para nunca desanimar. Olhai para as pedras que se encontram em nosso caminho: que ela nos levem à santidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!"

Dia de São Barnabé
Dia de São Barnabé

Dia de São Barnabé nos próximos anos

11 de Junho de 2020 (Quinta)

11 de Junho de 2021 (Sexta)

11 de Junho de 2022 (Sábado)