Calendário 2022 Feriados 2022

Finados

Feriado

Próximo 2 de Novembro de 2022 (Quarta-feira)

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado anualmente em 2 de novembro. No Brasil, esta data é um feriado nacional, instituído pela Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

A celebração de Finados é muito importante para algumas religiões, principalmente para os católicos, pois se presta homenagem a todos os entes queridos que já morreram.

Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos que já partiram.

Origem do Dia de Finados

Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já recomendavam os cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem por quem já havia falecido e que não era lembrado.

A partir do século XII, o Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro.

2 de Novembro

No entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas.

A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a "Memória dos Mortos" - um momento de orações dedicado a todos os que já faleceram.

O Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro porque no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos - data que celebra todos os que morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.

Em Juazeiro do Norte, no Ceará, há a Romaria de Finados. Ela se estende durante todo o mês de outubro e termina no dia 2 de novembro, no dia de finados. O evento faz parte das celebrações populares do país.

Para saber sobre todos os feriados do mês, confira: Feriados de Novembro.

Mensagens para o Dia de Finados

"Meu Deus, que no Teu Reino
Quem parte antes de mim
Encontre a paz na Tua eternidade
E bondade sem fim.
E para quem fica,
Que não falte o conforto
De saber que um dia
Nos Teus braços há de se encontrar.
Que hoje nossos corações
Se encham de amor e alegria
Ao recordar aqueles que já partiram,
Mas que pela Tua glória
Continuam vivendo.
Pois quem em Ti acredita, Senhor,
Jamais morre! Amém!"

"O Dia de Finados nos recorda que a vida é um ciclo e a morte é a sua etapa final. Entretanto, aqueles que partiram não deixam de existir, pois as nossas memórias os mantêm vivos. É difícil deixar quem amamos partir, mas rogamos para que o consolo vindo do céu alcance nossos corações e nos dê força para seguir em frente."

"Saudade resume este dia. Espero que nossos entes queridos estejam a olhar por nós e em paz onde estiverem. Como gostaríamos de ter mais um momento ao lado deles, mas como infelizmente isso não é possível nós os homenageamos com flores, velas e mensagens para mantê-los vivos em nossas lembranças."

Leia também: Mensagens de saudade para o dia de finados

Dia de Finados no México

No México, o Dia dos Mortos transformou-se numa atração turística devido a enorme festa que se faz, substituindo o tom habitual de lamentações que é atribuído a esta data, por animação e alegria.

As pessoas saem às ruas com pinturas de caveiras no rosto e em outras partes do corpo, além de decorarem suas casas com esqueletos. A festa é conhecida como "El Día de los Muertos", e é característico misturar elementos pagãos à solenidade cristã e assim ser bastante diferente da tradicional celebração cristã.

Finados
Finados

Finados nos próximos anos

02 de Novembro de 2023 (Quinta)

02 de Novembro de 2024 (Sábado)

02 de Novembro de 2025 (Domingo)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: