Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Justino

Próximo 1 de Junho de 2019 (Sábado)

O Dia de São Justino é celebrado em 1 de junho.

São Justino é considerado um grande filósofo cristão e símbolo da busca diária pela fé.

Justino nasceu no ano 100, na cidade de Flávia Nápoles, uma província do Império Romano, que atualmente se chama Nablus e está localizada na Cisjordânia.

Justino é descrito como um filósofo seguidor de Platão, com uma alma de eremita, abandonando a civilização para viver na solidão. No entanto, a determinada época, ao encontrar um influente filósofo cristão, substituiu as ideias platônicas pela "verdade de Cristo".

De suas obras, se destacam as duas "Apologias" que são um importante documento para entender a vida dos primeiros cristãos e são uma refutação ao paganismo. Por sua parte, nos "Diálogos com o judeu Trifon" onde defende a cristã, em relação ao judaísmo.

Justino foi morto alvo da inveja de outros filósofos pagãos e acabou sendo capturado, torturado e injustamente julgado. A sentença por usar ideias do Cristianismo, que era proibido na época, foi a morte por decapitação, em 1 de junho de 167 d.C com mais seis pessoas.

São Justino é o padroeiro dos filósofos.

São Justino Mártir

Oração a São Justino

"Deus eterno e todo-poderoso, que destes a São Justino a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos, por sua intercessão, suportar por vosso amor as adversidades, e correr ao encontro de vós que sois a nossa vida. Por Cristo nosso Senhor. Amém!"

Frases de São Justino

  • Nós não queremos mal aos que nos tiram a vida, porque não tememos a morte.
  • Não podemos ser acusados nem presos, só pelo fato de obedecermos aos mandamentos de Jesus Cristo, nosso Salvador.
  • Espero entrar naquela morada (o céu), se tiver de sofrer o que dizes. Pois sei que para todos os que viverem santamente está reservada a recompensa de Deus até o fim do mundo inteiro.
Dia de São Justino
Dia de São Justino

Dia de São Justino nos próximos anos

01 de Junho de 2020 (Segunda)

01 de Junho de 2021 (Terça)

01 de Junho de 2022 (Quarta)