Calendário 2017 Feriados 2017

Dia de São Tomé

Próximo 3 de Julho de 2017 (Segunda-feira)

O Dia de São Tomé é celebrado em 3 de julho.

Esta data cristã homenageia um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, consagrado pela Igreja Católica como padroeiro dos pedreiros, dos arquitetos e dos cegos: São Tomé. Também conhecido por Tomás, Tomé era um simples pescador quando Cristo o chamou para ser seu discípulo.

Um dos momentos mais importantes sobre a vida de Tomé teria sido o episódio em que tocou nas feridas de Cristo ressuscitado, pois até aquele momento continuava incrédulo da ressurreição de Jesus.

A partir de então, São Tomé partiu para o Oriente com a missão de evangelizar o maior número possível de pessoas. Foi martirizado e morto na Índia, local onde foram encontrados seus restos mortais e relíquias (muitos séculos depois, pelos navegadores portugueses).

O Dia de São Tomé era celebrado em 21 de dezembro pela Igreja Católica até 1925. Somente a partir de então passou a ser comemorado o 3 de julho. Esta mudança ocorreu de forma a acomodar o Dia de São Pedro Canísio em 21 de dezembro.

Oração a São Tomé

“Ó Apóstolo São Tomé, experimentaste o desejo de querer morrer com Jesus, sentiste a dificuldade de não conhecer o Caminho, e viveste na incerteza e na obscuridade da dúvida, no dia de Páscoa. Na alegria do encontro com Jesus Ressuscitado, na comoção da fé reencontrada, num ímpeto de terno amor, exclamaste: "Meu Senhor e meu Deus!" O Espírito Santo, no dia de Pentecostes, transformou-te num corajoso missionário de Cristo, incansável peregrino do mundo, até aos extremos confins da terra. Protege a tua Igreja, a mim e à minha família e faz com que todos encontrem o Caminho, a Paz e a Alegria para anunciar, com paixão e abertamente, que Cristo é o único Salvador do Mundo, ontem, hoje e sempre. Amém.”

Dia de São Tomé
Dia de São Tomé

Dia de São Tomé nos próximos anos

03 de Julho de 2018 (Terça)

03 de Julho de 2019 (Quarta)

03 de Julho de 2020 (Sexta)