Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia do Infectologista

Próximo 11 de Abril de 2020 (Sábado)

O Dia do Infectologista é comemorado em 11 de abril, data em que se homenageia o médico especialista em doenças infecciosas e parasitárias, tais como dengue, febre amarela, hepatites e esquistossomose.

A importância dessa especialidade médica é reconhecida há muitos anos, desde o final do século 19, quando graves epidemias assolavam o Brasil.

Atualmente, as doenças infecciosas são uma das principais causas da grande afluência de pessoas aos prontos-socorros.

Origem do Dia do Médico Infectologista

A comemoração foi instituída em 2005 pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), que escolheu essa data porque 11 de abril é o dia do nascimento de Emílio Ribas, um dos pioneiros da área no Brasil.

Emílio Ribas (1862-1925) foi um renomado médico que se destacou no combate à febre amarela. Além de estudar e executar diversas experiências sobre doenças infecciosas, durante quase duas décadas foi diretor do Serviço Sanitário do Estado de São Paulo.

Através do seu trabalho, esse sanitarista brasileiro conseguiu provar que a transmissão da febre amarela dava-se através da picada do Aedes Aegypti; é que todos achavam que a transmissão era feita entre pessoas.

Foi, então, que Emílio Ribas deixou que o mosquito contaminado o picasse com o objetivo de corroborar a sua suspeita.

Dia do Infectologista
Dia do Infectologista

Dia do Infectologista nos próximos anos

11 de Abril de 2021 (Domingo)

11 de Abril de 2022 (Segunda)

11 de Abril de 2023 (Terça)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: