Dia Mundial da Saúde

Próximo 7 de Abril de 2023 (Sexta-feira)

O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril. Em 2022, o tema é "Nosso planeta, nossa saúde".

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para melhorar a qualidade de vida.

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico, que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2021, o tema escolhido foi "Construindo um mundo mais justo e saudável".

Em anos anteriores, outros temas foram:

"Saúde para todos", em 2018, cujo tema resume o objetivo da OMS ao longo dos seus 70 anos de existência.

"Vamos conversar", em 2017, que trouxe o tema da depressão. O objetivo era conscientizar as pessoas sobre a necessidade de prevenção dessa doença, uma vez que ela pode trazer diversas consequências graves.

Todos os assuntos debatidos durante o Dia Mundial da Saúde são prolongados ao longo de todo o ano, através da promoção palestras e atividades instrutivas e educacionais.

No Brasil, as condições de saúde também são discutidas em outras datas: Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e Dia da Saúde e Nutrição (31 de março).

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, mas a data é comemorada oficialmente em 7 de abril desde 1950.

A iniciativa surgiu da preocupação em manter o bom estado de saúde das pessoas e da necessidade de alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

A OMS define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Não pare por aqui! Saiba todas as datas comemorativas da saúde.

Dia Mundial da Saúde
Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde nos próximos anos

07 de Abril de 2024 (Domingo)

07 de Abril de 2025 (Segunda)

07 de Abril de 2026 (Terça)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: