Calendário 2018 Feriados 2018

Dia Mundial do Desenhista

Próximo 15 de Abril de 2019 (Segunda-feira)

O Dia Mundial do Desenhista é comemorado anualmente em 15 de abril.

A data é destinada a homenagear os profissionais e artistas que encantam e fascinam com seus traços e criatividade. O desenhista, além da sensibilidade, precisa entender os sentidos de perspectiva, ângulo, profundidade, luz e sombra na hora de produzir os seus trabalhos.

Um desenhista pode atuar em diversas áreas, desde ilustrações voltadas para o entretenimento, arte digital, agências de publicidade ou até mesmo desenhar como um hobby, sem pretensões financeiras.

Apesar do mundo digital em que vivemos, o desenho segue em alta e conquista jovens de todo mundo através de organizações como a "Urban Sketchers" cujo objetivo é reunir pessoas para desenhar as cidades onde moram ou visitam.

Dia Mundial do Desenhista

Origem do Dia Mundial do Desenhista

O Dia Mundial do Desenhista foi criado em homenagem ao aniversário de um dos mais importantes desenhistas de todos os tempos: Leonardo da Vinci, que nasceu dia 15 de abril de 1452, na cidade de Vinci, na Itália.

A data foi instituída pela primeira vez como comemorativa em 2011, através de uma iniciativa da Associação Internacional de Artes (IAA), considerada a maior organização não-governamental de artes visuais, criada em 1954 pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Mensagens para o Dia Mundial do Desenhista

  • "Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, foi desenhista! Feliz Dia Mundial do Desenhista!"
  • "Vivo no risco. Risco sobre risco. Ponho mais risco. Rabisco. Arrisco mais um risco. Vivo a riscar! Feliz Dia do Desenhista!"
  • "Os desenhistas se contentam em ter na mão um papel e um lápis, para que se sintam livres para criar. A partir daí vão surgindo rabiscos, traços e belos desenhos que constituem suas obras de arte! Parabéns pelo seu dia, desenhista!"

Desenhistas Brasileiros

Confira abaixo cinco grandes desenhistas brasileiros:

Carybé: pseudônimo de Hector Julio Paride Bernabó, Carybé foi um desenhista argentino e naturalizado brasileiro. Nascido em 1911 na cidade de Lanús, Argentina, Carybé, que se instalou na Bahia, ilustrou dezenas de livros e suas obras podem ser vistas na Assembleia Legislativa da Bahia. O desenhista faleceu em 1997, na cidade de Salvador.

Ziraldo: desenhista e cartunista, Ziraldo Alves Pinto nasceu em 1932 na cidade de Caratinga, Minas Gerais. Criador do "Menino Maluquinho", um dos maiores personagens da literatura infantil, Ziraldo é autor de dezenas de logotipos e um dos fundadores da revista "Pasquim".

Maurício de Sousa: cartunista nascido em 1935, na cidade de Santa Isabel (SP), Maurício de Souza é criador da Turma da Mônica, o mais bem-sucedido gibi nacional. Além da Turma da Mônica, um dos maiores sucessos de seu trabalho, foi também criador da Turma do Chico Bento, a Turma do Bidu, Turma da Tina, dentre outros.

Henfil: pseudônimo do quadrinista Henrique de Souza Filho, criador de vários personagens como os fradinhos Cumprido e Baixim, o Bode Orelana, o nordestino Zeferino, e Graúna, importantes para criticar a ditadura militar. Nasceu em Ribeirão das Neves em 1944 e faleceu no Rio de Janeiro em 1988.

Érica Awano: é uma respeitada desenhista na área do Mangá e responsável pela ilustração das histórias "Holy Avenger". Participou das coletâneas em homenagem a Maurício de Sousa e de Ziraldo. Sabe-se que ela é neta de japoneses, mas não revela sua data de nascimento.

Curiosidades

  • O desenho mais caro do mundo é da autoria do pintor renascentista italiano Rafael e foi vendido em 2012 por 36,5 milhões de euros. Trata-se de "A Cabeça de Apóstolo" (1519-1520) feito como estudo para seu quadro "A Transfiguração".
  • Desenhar faz parte do desenvolvimento cognitivo das crianças e as preparam para a tarefa de segurar o lápis e escrever.

Ver também:

Dia Mundial do Desenhista
Dia Mundial do Desenhista

Dia Mundial do Desenhista nos próximos anos

15 de Abril de 2020 (Quarta)

15 de Abril de 2021 (Quinta)

15 de Abril de 2022 (Sexta)