Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia dos Mortos

Próximo 2 de Novembro de 2018 (Sexta-feira)

O Dia dos Mortos é celebrado anualmente entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro.

Conhecido como Día de Muertos, esta é uma comemoração típica do México para celebrar a memória de todas as pessoas queridas (familiares ou amigos) que já morreram.

Ao contrário do Dia dos Finados que é celebrado no Brasil em 2 de novembro, o Dia dos Mortos é uma divertida e animada festa.

Saiba mais sobre o Dia dos Finados.

Nesta data, as pessoas costumam se fantasiar de caveiras e fazer apresentações divertidas pelas ruas da cidade.

As famílias se reúnem e preparam os pratos que os seus familiares falecidos mais gostavam, celebrando as lembranças compartilhadas com as pessoas que já morreram.

O princípio do Dia dos Mortos é de que o esquecimento é o pior que pode acontecer com uma pessoa. Por esta razão, todas as pessoas que já morreram são sempre lembradas com alegria e festa.

O Día de Muertos era celebrado muito antes da chegada dos colonizadores europeus. O costume atual, no entanto, consiste no fruto do sincretismo entre as crenças cristãs com tradições indígenas.

Originalmente, os indígenas locais dedicavam um mês inteiro (o nono do calendário asteca) aos mortos. Ao se depararem com esse costume, os europeus colonizadores mudaram a celebração para que pudesse coincidir com o Dia dos Finados e o Dia de Todos os Santos do catolicismo.

Saiba mais sobre o Dia de Todos os Santos.

De acordo com a cultura popular, acreditava-se que durante o Dia dos Mortos as pessoas que já morreram tinham autorização de voltar do “mundo dos mortos” para visitar os seus familiares.

O Dia dos Mortos mexicano é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Mesmo sendo típico dos mexicanos, o Dia dos Mortos também é celebrado em outros países, principalmente na América Latina e nos Estados Unidos.

Dia dos Mortos
Dia dos Mortos

Dia dos Mortos nos próximos anos

02 de Novembro de 2019 (Sábado)

02 de Novembro de 2020 (Segunda)

02 de Novembro de 2021 (Terça)