Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia Nacional da Alfabetização

Próximo 14 de Novembro de 2018 (Quarta-feira)

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado anualmente em 14 de Novembro, no Brasil.

A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país.

A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.

Origem do Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorada desde 14 de Outubro de 1966, criada em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402.

No Brasil também se comemora o Dia Internacional da Alfabetização, em 8 de Setembro. Esta data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e possui o mesmo objetivo de fomentar o processo de alfabetização em todos os países do mundo.

Atividades para o Dia Nacional da Alfabetização

No Dia da Alfabetização, a comunidade escolar e familiar costumam se unir na prática de atividades que auxiliem no processo de conscientização da importância em construir um país livre do analfabetismo. Neste dia você pode aproveitar para:

  • Realizar um concurso de poesia, incentivando os alunos a produzir seus próprios poemas
  • Desenhar e pintar algo relacionado sobre viver em um país alfabetizado
  • Fazer um concurso de soletrar/ditado

Mensagens para o Dia Nacional da Alfabetização

"A educação de jovens e adultos é um direito humano. E a alfabetização é a primeira etapa do processo de inclusão na sociedade"

"Alfabetizar é acender uma luz que jamais será apagada. É iluminar um futuro próximo e também distante. É deixar uma marca útil que se eternizará. Alfabetizar é mais uma forma de amar" (Augusta Schimidt)

Dia Nacional da Alfabetização
Dia Nacional da Alfabetização

Dia Nacional da Alfabetização nos próximos anos

14 de Novembro de 2019 (Quinta)

14 de Novembro de 2020 (Sábado)

14 de Novembro de 2021 (Domingo)