Calendário 2022 Feriados 2022

Domingo de Ramos

Próximo 2 de Abril de 2023 (Domingo)

O Domingo de Ramos é uma data móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa.

Nesse dia, que não é feriado, inicia-se a Semana Santa. A celebração lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dia em que ele foi recebido como o Filho de Deus.

Nessa ocasião, as pessoas o saudaram com ramos de palmeira e oliveira, motivo pelo qual ficou conhecido como Domingo de Ramos, enquanto Jesus seguia montado em um jumentinho simbolizando a humildade nos seus últimos dias terrenos.

Portanto, o significado do Domingo de Ramos é recordar o reconhecimento de Jesus como registrado nos Evangelhos:

“E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.” (Mateus 21: 9-11)

Tradições no Domingo de Ramos

domingo de ramos

Para recordar, as pessoas costumam levar ramos para a igreja para serem benzidos, bem como realizam procissões lembrando a forma como Jesus foi aclamado.

Os ramos simbolizam a vitória de Jesus e são levados pelas pessoas para as suas casas que os guardam como força de proteção contra tempestades e outros males.

Hoje, há padres que recomendam que as pessoas usem raminhos de ervas que podem ser usados para consumo, chás, por exemplo, e que depois de os levarem, para a casa, elas possam utilizar para esse fim, em vez de os deixarem esquecidos.

Nas igrejas, os ramos benzidos são queimados e as suas cinzas são usadas no ano seguinte para marcar a testa das pessoas na celebração da quarta-feira de cinzas.

Leia também sobre:

Domingo de Ramos
Domingo de Ramos

Domingo de Ramos nos próximos anos

24 de Março de 2024 (Domingo)

13 de Abril de 2025 (Domingo)

29 de Março de 2026 (Domingo)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: