Calendário 2019 Feriados 2019

São Fernando

Próximo 30 de Maio de 2019 (Quinta-feira)

O Dia de São Fernando é celebrado em 30 de maio.

Esta data é celebrada pela comunidade cristã em homangem a figura de São Fernando, considerado o Padroeiro da Espanha. Foi o responsável por unir os reinos de Leão e Castela, naquela época.

Fernando é filho do famoso rei Afonso IX de Leão, rei de Castela (século XII). Nasceu em 1 de agosto de 1201, na região de Zamora, e ficou imortalizado como um monarca muito generoso, justo e eucarístico.

De acordo com relatos históricos, São Fernando era um rei dotado com um espírito de caridade, esperança e fé incomparável. Ajudou a sua nação com base no respeito ao ser humano e aos ensinamentos de Deus. São Fernando é lembrado como uma pessoa bondosa e que tratava os seus súditos como filhos, principalmente os mais pobres.

A celebradção do Dia de São Fernando ocorre em 30 de maio em homenagem a data de sua morte, em 1230. O rei morreu aos 50 anos, vítima de uma grave doença.

O culto cristão ao seu espírito teria começado em 1252, sendo oficialmente canonizado pelo Papa Clemente X em 1671, quando constatou-se que o corpo de Fernando continuava incorrupto mesmo após 400 anos após a sua morte.

Oração a São Fernando

“Ó Deus, que destes a São Fernando a graça de governar com justiça e caridade, para o bem de seu povo e de seu país, dai também a nós a graça de governar nossas vidas com amor, justiça e verdade, para que sejamos felizes e façamos felizes aqueles que convivem conosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. São Fernando, rogai por nós.”

São Fernando