Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia da Santa Joana d'Arc

Próximo 30 de Maio de 2018 (Quarta-feira)

O Dia da Santa Joana d'Arc é celebrado anualmente em 30 de maio.

A data é comemorada no cristianismo, principalmente entre os católicos, e também pela umbandá e candomblé. Joana d'Arc é considerada a padroeira da França.

Para os católicos, Joana d'Arc foi uma camponesa de origem muito humilde e que viveu numa região rural da França, no século XV. No entanto, Joana ficou conhecida por seus grandiosos atos heróicos, durante a chamada "Guerra dos 100 anos", entre a França e Inglaterra.

Joana d'Arc foi capturada pelos ingleses, sendo injustamente julgada e condenada como herege e feiticeira. Joana foi morta queimada em uma fogueira em praça pública, em 30 de maio de 1431, com apenas 19 anos de idade.

Apenas em 1920, o papa Bento XV decretou Joana d'Arc como santa e padroeira da França. Esta data é considerada feriado nacional em terras francesas.

No Brasil, através da umbanda e candomblé, a santa Joana d'Arc foi sincretizada com a imagem de Santa Catarina de Alexandria, originando a figura de Obá, uma orixá conhecida por ser a terceira esposa de Xangô.

Oração para Santa Joana d'Arc

"Ó Santa Joana D’Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria.

Santa Joana D’Arc, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana D’Arc atenda ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira.

Santa Joana D’Arc, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me. Amém!"

Dia da Santa Joana d'Arc
Dia da Santa Joana d'Arc

Dia da Santa Joana d'Arc nos próximos anos

30 de Maio de 2019 (Quinta)

30 de Maio de 2020 (Sábado)

30 de Maio de 2021 (Domingo)