Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santa Maria Madalena

Próximo 22 de Julho de 2019 (Segunda-feira)

O Dia de Santa Maria Madalena festeja-se liturgicamente a 22 de julho.

O seu indica que ela era natural de Magdala, uma cidade na costa do Mar da Galileia.

Lucas faz a primeira referência a esta santa no Novo Testamento: “Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Magdala, da qual haviam saído sete demónios”. Depois de ter sido curada por Jesus, Maria Madalena entregou-se de coração ao serviço de Deus, seguindo Jesus até ao seu calvário.

Maria Madalena acreditava que Jesus era o Messias, estando presente na crucificação e no funeral de Cristo. Ela foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus, ao visitar o seu túmulo pela manhã.

A figura de Maria Madalena é envolvida em certa polémica. Muitos autores lançaram teorias sobre esta santa, com base nos Evangelhos Canônicos, nos livros apócrifos do Novo Testamento e nos escritos gnósticos. Entre elas que Maria Madalena seria uma confidente especial de Jesus, uma apóstola, e mesmo a mulher de Jesus Cristo. Outras interpretações advogam que Maria Madelena era uma prostituta arrependida pelos seus pecados, mas não se encontra qualquer fundamento bíblico nestas interpretações.

Tradicionalmente, Maria Madalena é identificada como a mulher convertida que perfumou os pés de Jesus, que os banhou em lágrimas e os enxugou com os seus próprios cabelos. Ela é assim considerada a padroeira dos cabeleireiros, dos boticários, dos convertidos e dos fabricantes de perfumes.

Dia de Santa Maria Madalena
Dia de Santa Maria Madalena

Dia de Santa Maria Madalena nos próximos anos

22 de Julho de 2020 (Quarta)

22 de Julho de 2021 (Quinta)

22 de Julho de 2022 (Sexta)