Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia Nacional da Paralisia Cerebral

Próximo 20 de Outubro de 2020 (Terça-feira)

O Dia Nacional da Paralisia Cerebral celebra-se a 20 de outubro.

A data celebrou-se pela primeira vez em Portugal em 2013, e foi criada oficialmente por decreto-lei em 2014, com o nome de Dia Nacional da Paralisia Cerebral.

Esta data visa desmistificar alguns preconceitos relacionados com a paralisia cerebral (PC) e mostrar à sociedade os problemas e desafios que sofrem diariamente as pessoas, bem como suas famílias, com essa perturbação que acontece em função de uma lesão no cérebro que ocorre, em período precoce, ao longo do seu desenvolvimento (mais ou menos até o 2 anos de idade).

Neste dia organizam-se atividades que apelam à solidariedade para com os doentes com PC, no intuito de melhorar a sua vida.

Tratamento de paralisia cerebral
A persistência para estimular as células é a melhor forma de atenuar as sequelas da paralisia cerebral

A PC é a doença motora mais frequente nas crianças e assume diferentes tipos de gravidade de pessoa para pessoa. Em cada 1000 crianças que nascem, 2 podem sofrer de PC. Em Portugal cerca de 15 mil pessoas vivem com esse tipo de paralisia, registando-se vários novos casos por ano.

Apesar de não ter cura, a PC deve ser tratada com o intuito de estimular o funcionamento correto das células existentes e, assim, promover a compensação das células destruídas e que, por esse motivo, afectam o desenvolvimento dos seus portadores.

Dia Nacional da Paralisia Cerebral
Dia Nacional da Paralisia Cerebral

Dia Nacional da Paralisia Cerebral nos próximos anos

20 de Outubro de 2021 (Quarta)

20 de Outubro de 2022 (Quinta)

20 de Outubro de 2023 (Sexta)