Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Moisés, o Etíope

Próximo 28 de Agosto de 2019 (Quarta-feira)

O Dia de São Moisés, o Etíope celebra-se a 28 de agosto.

São Moisés, o Etíope, ou São Moisés, o Negro, foi um santo eremita e mártir que viveu no século IV.

Vida de São Moisés

Moisés foi escravo de um aristocrata egípcio que mais tarde o baniu pelos seus atos. Moisés juntou-se então a uns ladrões que o elegeram como chefe, pela sua grande estatura, força extraordinária e temperamento. O bando de Moisés espalhou o terror e o nome de Moisés tornou-se famoso e temido.

Fugido à justiça e cansado dos seus atos, Moisés procurou refúgio no deserto, onde o exemplo de vida dos monges o tocou, acabando por ser aceite na comunidade e por se tornar num monge no mosteiro de Petra.

Moisés vivia sozinho numa cela onde passava grande parte do dia em jejum e em oração. Um dia foi atacado na sua cela pelos próprios membros do seu antigo grupo. Preservando a força física, com todos os trabalhos no mosteiro, o asceta capturou os ladrões e levou-os às costas aos anciãos do mosteiro para saber o que fazer com eles. Estes disseram para os libertar, mas os ladrões, reconhecendo o antigo líder, também se quiseram juntar aos monges.

Foram precisos anos de trabalho, oração e de dedicação, para Moisés, com a ajuda de Santo Isidoro, vencer as suas más inclinações. Já em idade avançada, Moisés foi ordenado sacerdote por Teófilo, arcebispo de Alexandria.

Morte de São Moisés

Ele fundou um mosteiro, onde teve 75 discípulos. Um dia, o santo previu a própria morte. Moisés ordenou os discípulos a deixarem o mosteiro, pois este seria atacado por bárbaros. Os discípulos rogaram-lhe para que fugisse com eles, mas Moisés respondeu que “todos os que empunham a espada, pela espada morrerão” (Mateus 26:52), confessando que ele tinha de sofrer de violência, pois antes ele tinha sido um homem violento. Moisés permaneceu no mosteiro com sete irmãos, tendo os bárbaros matado a todos, menos a um, que se escondeu. Moisés morreu aos 75 anos e foi sepultado no mosteiro Dair al-Baramus.

Dia de São Moisés, o Etíope
Dia de São Moisés, o Etíope

Dia de São Moisés, o Etíope nos próximos anos

28 de Agosto de 2020 (Sexta)

28 de Agosto de 2021 (Sábado)

28 de Agosto de 2022 (Domingo)