Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Aniversário de João Pessoa

Próximo 5 de Agosto de 2018 (Domingo)

O aniversário de João Pessoa, capital da Paraíba, é comemorado em 5 de agosto.

João Pessoa é considerada a terceira capital mais antiga e a mais oriental do Brasil. Por isso, ali o sol nasce primeiro e seus habitantes recebem mais luz solar que qualquer outra região do país.

Assim a cidade ganhou epítetos como "Porta do Sol","Cidade Mais Iluminada das Américas" e "Onde o Sol nasce Primeiro".

Atualmente, João Pessoa conta com 500 mil habitantes e sua economia, antes baseada na agricultura e na pecuária, tem se incrementado graças ao turismo.

História de João Pessoa

Capital da Paraíba

Fundada em 05 de agosto de 1585, o lugar recebeu o nome da santa do dia, Nossa Senhora das Neves. Assim, a primeira denominação da capital da Paraíba foi Real Cidade de Nossa Senhora das Neves, localizada às margens do rio Sanhauá.

Rapidamente, foi construído um porto e o povoado servia de ponto de escoamento para o açúcar produzido nos engenhos.

Como todas as cidades coloniais brasileiras, João Pessoa foi ocupada por várias ordens religiosas. Os franciscanos construíram ali sua terceira igreja, em 1589 e os beneditinos fizeram o mesmo, em 1600. Ambas as construções seguem de pé e podem ser admiradas no centro histórico da cidade.

Durante a União Ibérica (1580-1640) mudaria seu nome para Felipeia de Nossa Senhora das Neves, para homenagear o rei Felipe II.

Ao ser invadida pelos holandeses, estes trocaram seu nome para Frederikstadt (Cidade de Frederica), em 26 de dezembro de 1634, em lembrança ao Príncipe de Orange, Frederico Henrique.

Os holandeses buscavam controlar o lucrativo comércio de açúcar e como a cidade possuía 18 engenhos, foi ocupada por cerca de vinte anos.

Após a reconquista portuguesa, a cidade consagrou-se como Cidade da Parahyba até 1930 quando foi rebatizado em homenagem ao presidente do estado (governador) assassinado, João Pessoa.

Festa no Aniversário de João Pessoa

O aniversário de João Pessoa é celebrado com shows musicais em diversos espaços da cidade.

No entanto, como se trata de uma data religiosa, é realizada a tradicional missa e procissão em honra a Nossa Senhora das Neves, do Mosteiro de São Bento até a Catedral, que reúne uma multidão de fiéis.

Desde 2015, o 5 de agosto é feriado estadual, sendo este dia a data magna do estado da Paraíba.

Curiosidades

  • Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina passaram o Natal de 1859 na capital paraibana.
  • Várias personalidades brasileiras nasceram em João Pessoal como o escritor Ariano Suassuna (1927-2014), o jogador do Flamengo e da seleção brasileira Júnior (1954), e o cantor e líder da banda "Paralamas do Sucesso", Herbert Vianna (1961).
Aniversário de João Pessoa
Aniversário de João Pessoa

Aniversário de João Pessoa nos próximos anos

05 de Agosto de 2019 (Segunda)

05 de Agosto de 2020 (Quarta)

05 de Agosto de 2021 (Quinta)