Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Black Friday

Próximo 29 de Novembro de 2019 (Sexta-feira)

A Black Friday é comemorada anualmente um dia depois do Dia de Ação de Graças. A data é conhecida mundialmente como uma ação promocional que oferece grandes descontos em diversos produtos de várias lojas do comércio.

De acordo com algumas teorias, a Black Friday ("Sexta-feira Negra", na tradução literal do inglês) seria um termo usado pela polícia norte-americana para a sexta-feira após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving).

Por causa do feriado prolongado, circulavam pelas ruas vários carros e os comerciantes aproveitavam todo esse movimento para fazer promoções especiais e atrair a atenção dos consumidores.

O sucesso da Black Friday é enorme! As lojas ficam superlotadas e as mercadorias se esgotam muito rapidamente, por isso formam-se enormes filas às portas das lojas desde as primeiras horas da madrugada que antecede ao evento.

A Black Friday Brasil surgiu em 2010, seguindo o mesmo formato da Black Friday americana.

Origem da Black Friday

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos com o conceito de oferecer grandes descontos para diversos produtos em grandes lojas (físicas e online). Nos EUA, a Black Friday também acontece na 4ª sexta-feira de novembro, um dia após do feriado de Ação de Graças.

Além da Black Friday, surgiram outros eventos similares que ajudam a movimentar o comércio nos meses do final do ano, como a Cyber Monday (Segunda-feira Cibernética), onde as lojas de comércio eletrônico oferecem grandes descontos em compras feitas online; e a Gray Thursday (Quinta-feira Cinza), como é conhecida a quinta-feira de Ação de Graças nos Estados Unidos, com grandes descontos nas principais lojas do país.

Black Friday
Black Friday

Black Friday nos próximos anos

27 de Novembro de 2020 (Sexta)

26 de Novembro de 2021 (Sexta)

25 de Novembro de 2022 (Sexta)