Calendário 2017 Feriados 2017

Dia Nacional do Selo

Próximo 1 de Agosto de 2017 (Terça-feira)

O Dia Nacional do Selo é comemorado anualmente em 1º de agosto, no Brasil.

Esta data homenageia a emissão do primeiro selo postal pelos Correios brasileiros, em 1º de agosto de 1843.

O Dia do Selo é celebrado principalmente entre os funcionários dos Correios e os filatelistas – pessoas que colecionam selos – que, normalmente, promovem exposições ou produzem selos especiais comemorativos.

O Brasil é conhecido como o segundo país do mundo a aprovar o uso de selos postais nas correspondências, sendo antecedido apenas pela Inglaterra (criadora do sistema de selos postais).

Os selos postais foram criados numa tentativa de evitar prejuízos com a devolução das correspondências. Antigamente, o pagamento das cartas era feito pelos destinatários, caso este não aceitasse a correspondência, o Correio ficava no prejuízo.

O diretor do sistema de correios de Londres, Rowland Hill descobriu que as pessoas utilizavam códigos secretos nos envelopes para se comunicar com outras pessoas, sem a necessidade de receber a carta e, consequentemente, sem precisar pagar por ela.

Com a chamada “reforma postal”, em 3 de dezembro de 1839, a Inglaterra emitiu o primeiro selo postal, fazendo com que o remetente tivesse que pagar o envio da carta antecipadamente, evitando prejuízos para o sistema de correios.

O primeiro selo inglês se chamava “Penny Black”, enquanto que os brasileiros ficaram conhecidos por “Olho-de-boi”.

Ver também: Dia do Carteiro.

Dia Nacional do Selo
Dia Nacional do Selo

Dia Nacional do Selo nos próximos anos

01 de Agosto de 2018 (Quarta)

01 de Agosto de 2019 (Quinta)

01 de Agosto de 2020 (Sábado)