Calendário 2020 Feriados 2020

Dia da Amazônia

Próximo 5 de Setembro de 2020 (Sábado)

O Dia da Amazônia é celebrado anualmente em 5 de setembro.

Instituída pela Lei Nº 11.621, de 19 de dezembro de 2007, esta data foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.

O dia escolhido faz referência a 5 de setembro de 1850, quando o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).

Não há muitos motivos para comemoração e sim para preocupação. A floresta amazônica atualmente está ameaçada pelos constantes desmatamentos ilegais, afetando diretamente a fauna e a flora da região, causando desequilíbrios e crises ambientais a nível global.

amazônia
A Amazônia sofre com os constantes ataques e desmatamentos

Dados Importantes sobre a Amazônia

Com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros apenas de floresta, a Amazônia está presente em 8 estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso.

Na América do Sul, compreende os seguintes países: Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador.

O clima na região amazônica é predominantemente equatorial/quente e úmido.

Outro recorde da Amazônia é a sua bacia hidrográfica. Com cerca de 7 milhões de quilômetros de extensão, os principais rios da região são: Amazonas (maior do mundo em extensão), Negro, Trombetas, Japurá, Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá (todos afluentes do Rio Amazonas).

Não pare por aqui, para saber sobre datas relacionadas, leia:

Dia da Amazônia
Dia da Amazônia

Dia da Amazônia nos próximos anos

05 de Setembro de 2021 (Domingo)

05 de Setembro de 2022 (Segunda)

05 de Setembro de 2023 (Terça)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: