Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia da Astronomia

Próximo 2 de Dezembro de 2018 (Domingo)

O Dia da Astronomia é comemorado em 2 de dezembro no Brasil.

A data homenageia a ciência que explora, observa e estuda o universo e tudo que existe nele: planetas, estrelas, satélites naturais, galáxias e etc.

A astronomia é uma das ciências mais antigas que existem no mundo, responsável pela descoberta da origem, movimentação, composição e demais comportamentos dos corpos celestes que estão espalhados por todo o universo.

Os astrônomos - estudiosos e cientistas que estudam a ciência da astronomia - olham para o céu em busca de respostas para as grandes e pequenas questões sobre o que existe além da imensidão do "manto azul" do firmamento terrestre.

Origem do Dia da Astronomia

O Dia da Astronomia no Brasil surgiu em homenagem a data de nascimento do imperador Dom Pedro II (2 de dezembro), que era considerado um astrônomo amador e o patrono da astronomia brasileira.

A Sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947, foi quem escolheu a data de 2 de dezembro como Dia Nacional da Astronomia.

Dia Mundial da Astronomia

Muitos calendários datam o Dia Mundial da Astronomia como 8 de abril, porém não há um documento que oficialize ou justifique a escolha da data.

Em alguns lugares do mundo, o Dia Mundial da Astronomia é celebrado em 10 de maio. A data, segundo algumas fontes norte-americanas, teria surgido a partir de um evento, em 1973, nos Estados Unidos, com o objetivo de criar uma interação entre o público em geral e os astrônomos profissionais e entusiastas.

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Astronomia.

Dia da Astronomia
Dia da Astronomia

Dia da Astronomia nos próximos anos

02 de Dezembro de 2019 (Segunda)

02 de Dezembro de 2020 (Quarta)

02 de Dezembro de 2021 (Quinta)