Superlua é quando a Lua cheia está na posição de sua órbita mais próxima da Terra, em um ponto chamado de Perigeu. Quando isso ocorre, a Lua apresenta-se até 15% maior e 30% mais brilhante.

Para 2020, espera-se a ocorrência da primeira Superlua em 09 de março. O próximo evento está previsto para 07 de abril.

Como ocorre a Superlua?

O termo Superlua fui utilizado pela primeira vez em 1979 pelo astrólogo americano Richard Nolle, mas o nome oficial do fenômeno na Astronomia é Lua cheia perigeana.

A Lua é o satélite natural da Terra e sua órbita ao redor do planeta não é um círculo perfeito, trata-se de uma trajetória elíptica (oval) que leva em torno de 27 dias para efetuar uma volta completa. Durante esse trajeto, a Lua pode estar mais próxima ou afastada da Terra.

O ponto mais próximo da órbita lunar, o Perineu, está a uma distância média de 363.300 km da Terra. Já o Apogeu, ponto mais afastado, está a aproximadamente 405.500 km. 

órbita da lua - perigeu e apogeu

A Superlua acontece porque a Lua está na fase completa, lua cheia, e atinge o Perineu. Esse fenômeno, embora seja frequente, não acontece todo mês porque a órbita lunar muda à medida que a Terra gira em torno do Sol e também por influência dos outros planetas.

Saiba mais sobre as Fases da Lua.

Como observar a Superlua?

A boa visualização do fenômeno depende das condições do tempo, já que o ideal é o céu estar limpo, sem nuvens ou neblina. Se for possível, encontre um lugar longe de árvores, casas e pontos de iluminação para ter uma visão privilegiada. 

Equipamentos simples como telescópios e binóculos são úteis. Caso queira fazer um registro, tente fazê-lo com o céu antes de estar totalmente escuro.

Saiba aqui em qual Lua estamos: Lua hoje

Quais os efeitos da Superlua?

Quando ocorre uma Superlua, esse fenômeno gera variações nas marés do oceano, mas não tão significativas.

A interação entre a Terra e a Lua movimenta as marés pela atração gravitacional. A movimentação cresce à medida que aumenta a interação. Sendo assim, as marés altas crescem um pouco mais que o normal e as marés baixas podem sofrer diminuição.

Você também pode se interessar por: Influências das Fases da Lua.

Curiosidades sobre a Superlua

  • Em 2016 ocorreram três Superluas seguidas e a Superlua de 14 de novembro de 2016 atingiu o ponto mais próximo da Terra desde 26 de janeiro de 1948. Acredita-se que uma Superlua ainda mais próxima surja em 2034.
  • Um eclipse de Superlua ocorre quando uma Superlua coincide com um eclipse lunar. Trata-se de um evento raro que ocorreu apenas cinco vezes desde 1910. 
  • Segundo Richard Nolle, criador do termo Superlua, esse fenômeno estaria relacionado com desastres naturais, mas isso não é comprovado.

Confira todas as fases da Lua no Calendário Lunar 2020.

Outros fenômenos lunares

  • Lua de Sangue: é possível ver a Lua com uma cor avermelhada quando a Luz solar incide sobre ela.
  • Lua Azul: caracteriza a segunda ocorrência de lua cheia em um mesmo mês num intervalo de aproximadamente dois anos.
  • Eclipse Lunar: corresponde ao alinhamento entre o Sol e a Lua em fase cheia. Com a Terra posicionada entre os dois corpos celestes, gera-se uma sombra que oculta a Lua por um momento.

Não pare por aqui! Leia: Eclipse Lunar.