Calendário 2017 Feriados 2017

Dia da Empregada Doméstica

Próximo 27 de Abril de 2018 (Sexta-feira)

O Dia da Empregada Doméstica é comemorado anualmente em 27 de Abril.

A data celebra as profissionais responsáveis pela arrumação e organização do lar, preparar o almoço e jantar para as crianças, fazer o supermercado para a casa, entre outras tarefas que ajudam a manter o equilíbrio e bom funcionamento de uma residência familiar, por exemplo.

A Lei nº 5.859, de 11 de Dezembro de 1978, regulamenta a profissão de Empregado Doméstico, estipulando os direitos e deveres do profissional. No entanto, mesmo sendo oficializada, muitos profissionais da área reclamam das condições de trabalho, que são muitas vezes precárias.

Origem do Dia da Empregada Doméstica

O Dia Nacional da Empregada Doméstica é comemorado em 27 de Abril em homenagem à Santa Zita, considerada a padroeira das empregadas(os) domésticas(os).

Santa Zita nasceu em 1218, na cidade de Lucca, na Itália, e trabalhou durante muitas décadas (desde os seus 12 anos de idade) para uma família italiana.

Zita era conhecida por ser bastante generosa com os pobres, sendo que tirava sempre o seu (pouco) dinheiro para oferecer aos menos favorecidos que sempre batiam à porta da família para a qual trabalhava.

A empregada doméstica morreu em 27 de Abril de 1978, e devido a sua fama de boa samaritana, o Papa Pio XII declarou-a como a "Santa das Empregadas Domésticas".

Mensagens para o Dia da Empregada Doméstica

"Parabéns para todas as secretárias do lar, que deixam as suas casas para a dos outros cuidar".

"Ela deixa qualquer tipo de ambiente... Limpo, higiênico e quente! Ela cozinha com dedicação e ardor... Comidas repletas de amor! Parabéns! Feliz Dia da Empregada Doméstica!"

Dia da Empregada Doméstica
Dia da Empregada Doméstica

Dia da Empregada Doméstica nos próximos anos

27 de Abril de 2019 (Sábado)

27 de Abril de 2020 (Segunda)

27 de Abril de 2021 (Terça)