Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia da Matemática

Próximo 6 de Maio de 2019 (Segunda-feira)

O Dia da Matemática, também conhecido como Dia do Matemático ou Dia Nacional da Matemática, é celebrado anualmente em 6 de maio.

A data é destinada a homenagear os profissionais dedicados a essa área do conhecimento, considerada essencial para o processo de evolução das sociedades.

Além disso, o dia visa incentivar o interesse dos alunos pela matemática, a partir da aplicação de metodologias de ensino dinâmicas e didáticas por parte das escolas.

Origem do Dia da Matemática

Símbolos matemáticos

Esta data é comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática há muito tempo, mas apenas com a lei nº 12.835, de 26 de junho de 2013, que o Dia da Matemática passou a ser oficialmente reconhecido no país.

A escolha do 6 de maio é uma homenagem a Júlio César de Mello e Souza, professor de matemática e escritor brasileiro que nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro.

O Homem que Calculava, a sua obra de maior sucesso (e um dos maiores sucessos de venda da literatura brasileira em todo o mundo) já foi traduzido para doze idiomas. O pseudônimo que utilizava era Malba Tahan, em quase todos os seus 69 livros de contos.

Atividades para o Dia da Matemática

Durante esta data, as escolas e instituições de ensino costumam organizar campeonatos de matemática. Os alunos são desafiados a resolver problemas e enigmas matemáticos que abrangem os mais variados campos desta matéria.

Outra dica que atividade que pode ser desenvolvida nesta data são workshops e palestras dinâmicas, que ajudam a debater teorias matemáticas de modo mais lúdico e didático, por exemplo.

Dia da Matemática
Dia da Matemática

Dia da Matemática nos próximos anos

06 de Maio de 2020 (Quarta)

06 de Maio de 2021 (Quinta)

06 de Maio de 2022 (Sexta)