Calendário 2018 Feriados 2018

Dia do Químico

Próximo 18 de Junho de 2018 (Segunda-feira)

O Dia do Químico é comemorado em 18 de junho.

A Química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades.

Origem do Dia do Químico

O Dia do Químico é celebrado no dia 18 de junho, pois foi nessa data que o antigo presidente, Juscelino Kubitschek, assinou a Lei n° 2.800/1956, também conhecida por "Lei Mater dos Químicos", que criou os Conselhos Federais e Regionais de Química e regulamentava a profissão.

Para tornar-se um Químico, o estudante pode optar por vários cursos superiores como: engenharia química, engenharia de alimentos, engenharia de plásticos, química industrial, química (bacharelado e/ou licenciatura).

É preciso gostar muito de matemática, análise de dados, pesquisa e ter capacidade de administrar informações a fim de transformar elementos em produtos.

Dia do Químico

Químicos Brasileiros

Apesar do país não ter forte tradição acadêmica e científica, nem por isso o Brasil deixou de ter bons profissionais na área. Abaixo, destacamos alguns:

  • Horácio Macedo (1925-1999)
  • Maurício Oscar da Rocha e Silva (1910-1983)
  • Otto Gottlieb (1920-2011)
  • Isaías Raw (1927)

Mensagens para o Dia do Químico

  • Homenageamos esse versátil profissional que atua sem sabermos em nossas vidas. Desde os alimentos que consumimos aos carros que dirigimos. Seu trabalho é fundamental para a evolução da humanidade. Parabéns!
  • A abrangência da química é ilimitada, podendo estar em muitos outros ramos desde a Arte, que usa verniz, solvente, pigmentos em seus trabalhos, e o Direito, na Química Forense. Por trás disso há um profissional gabaritado. Parabéns!
Dia do Químico
Dia do Químico

Dia do Químico nos próximos anos

18 de Junho de 2019 (Terça)

18 de Junho de 2020 (Quinta)

18 de Junho de 2021 (Sexta)