Calendário 2018 Feriados 2018

Dia de Monteiro Lobato

Próximo 18 de Abril de 2019 (Quinta-feira)

O Dia de Monteiro Lobato, também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, é celebrado no dia 18 de abril. A data foi escolhida para homenagear uma das maiores vozes da literatura infantil do Brasil, o escritor Monteiro Lobato, nascido no dia 18 de abril.

Nesse dia, diversas homenagens ao escritor acontecem nas escolas, bibliotecas e centros culturais. Leituras dramatizadas, teatros de fantoches e apresentações são realizadas em todo o país. A ideia principal é incentivar a leitura e alertar para sua importância na formação dos seres humanos.

Segundo Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros."

Origem da Data

A Dia de Monteiro Lobato foi instituído por meio da Lei n.º 10.402, de 8 de janeiro de 2002. A partir daí, essa data promove diversas atividades relacionadas com o literatura infantil e a importância de adquirir o hábito da leitura desde cedo.

Atividades para o Dia de Monteiro Lobato

Desde a sanção da lei em 2002, escolas de educação infantil promovem eventos e atividades para esse dia. Algumas delas são:

  • Idas às bibliotecas
  • Leituras de estórias
  • Apresentações teatrais
  • Doação de livros aos alunos

Quem foi Monteiro Lobato?

Monteiro Lobato

Nascido em 18 de abril de 1882 na cidade de Taubaté, Monteiro Lobato foi um escritor e editor pré-modernista. Considerado um dos maiores escritores brasileiros do século XX, Lobato foi precursor da literatura infantil no Brasil. Sua obras que merecem destaque fazem parte da coleção composta por 23 volumes: "Sítio do Pica Pau Amarelo".

O escritor ficou famoso por criar personagens como Dona Benta, Narizinho e Pedrinho, Tia Nastácia, a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim. Monteiro Lobato veio a falecer em 4 de julho de 1948.

Leia mais sobre o Dia Nacional do Livro Infantil.

Dia de Monteiro Lobato
Dia de Monteiro Lobato

Dia de Monteiro Lobato nos próximos anos

18 de Abril de 2020 (Sábado)

18 de Abril de 2021 (Domingo)

18 de Abril de 2022 (Segunda)