Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia de Nossa Senhora das Neves

Próximo 5 de Agosto de 2018 (Domingo)

O Dia de Nossa Senhora das Neves é celebrado em 5 de agosto.

Esta data homenageia a figura santa que é considerada a padroeira da cidade de João Pessoa e de Ribeirão das Neves, além de também ser a protetora de todos os alpinistas. Por ser a padroeira da capital da Paraíba, o dia 5 de agosto é considerado feriado estadual no estado, de acordo com a Lei Estadual 3.489/1967.

Nossa Senhora das Neves (conhecida também como Santa Maria Maior) é uma das várias invocações pela qual a Igreja Católica venera a Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo.

A história da primeira aparição de Nossa Senhora das Neves teria ocorrido em 352, quando um casal de romanos, idosos e muito ricos, pediram para que Nossa Senhora lhes orientasse sobre o que deveriam fazer com suas posses, já que não tinham filhos.

Através de um sonho, Nossa Senhora teria pedido para que construíssem uma basílica na colina de Roma, e que esta apareceria coberta de neve no dia seguinte. Assim o casal fez e assim aconteceu. Nevou em pleno verão em cima da edificação da basílica que haviam feito. Esta aparição teria ocorrido na madrugada entre os dias 4 e 5 de agosto de 352 e, desde então, esta data é celebrada pelos cristãos em memória deste episódio milagroso.

Tempos depois o Papa Libério teria recebido a mesma aparição em sonhos, mandando construir um templo enorme em honra a Nossa Senhora das Neves no local. Esta basília passaria a ser cohecida como Basílica de Santa Maria Maior, por ser a maior e a primeira de todas as igrejas de Roma.

Dia de Nossa Senhora das Neves
Dia de Nossa Senhora das Neves

Dia de Nossa Senhora das Neves nos próximos anos

05 de Agosto de 2019 (Segunda)

05 de Agosto de 2020 (Quarta)

05 de Agosto de 2021 (Quinta)