Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Nossa Senhora das Neves

Próximo 5 de Agosto de 2019 (Segunda-feira)

O Dia de Nossa Senhora das Neves é celebrado em 5 de agosto.

Nossa Senhora das Neves (conhecida também como Santa Maria Maior) é uma das várias invocações pela qual a Igreja Católica venera a Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo.

Esta data homenageia a figura santa que é considerada a padroeira da cidade de João Pessoa e de Ribeirão das Neves, além de também ser a protetora de todos os alpinistas.

Por ser a padroeira da capital da Paraíba, o dia 5 de agosto é considerado feriado estadual no estado, de acordo com a Lei Estadual 3.489/1967.

História

A história de Nossa Senhora das Neves teria ocorrido em 352, quando um casal de romanos, idosos e muito ricos, pediram a Nossa Senhora lhes orientasse sobre o que deveriam fazer com suas posses, pois não tinham filhos.

Através de um sonho, Nossa Senhora teria pedido para que construíssem uma basílica na colina de Roma, e que esta apareceria coberta de neve no dia seguinte. Assim o casal fez e aconteceu. Nevou em pleno verão em cima da edificação da basílica que haviam feito.

Vários pintores imortalizaram esta cena, como o espanhol Bartolomé Murillo, no quadro "O Sonho do Patrício":

Nossa Senhora das Neves

Esta aparição teria ocorrido na madrugada entre os dias 4 e 5 de agosto de 352 e, desde então, esta data é celebrada pelos cristãos em memória deste episódio milagroso.

Tempos depois, o Papa Libério teria recebido a mesma aparição em sonhos, mandando construir um templo enorme em honra a Nossa Senhora das Neves no local. Esta Basílica passaria a ser conhecida como Basílica de Santa Maria Maior, por ser a maior e a primeira de todas as igrejas de Roma.

Oração a Nossa Senhora das Neves

Ó Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe, por aquela sublime lição que nos destes, conservando a Vossa Alma mais cândida que a mais pura neve, desde o feliz momento de Vossa Conceição Imaculada, querendo edificar em nosso coração um templo místico consagrado ao Vosso tão querido culto, Vos pedimos, ó grande Virgem Maria, que nos conceda de Deus, a graça sublime de bem cuidar de nossa perfeição interior e principalmente de conservar ilibada a santa virtude da pureza.

Ó excelsa Virgem das Neves, protegei o Brasil, que é Vosso desde o dia abençoado do descobrimento, durante a colonização, no império e na república, e vosso será em todos os tempos, porque assim desejam os vossos filhos que Vos ama com ternura e afeição, e desejam viver à sombra augusta da Cruz, sob a Vossa maternal e acolhedora proteção. Assim seja.

Abençoe-nos o Deu Todo Poderoso, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Dia de Nossa Senhora das Neves
Dia de Nossa Senhora das Neves

Dia de Nossa Senhora das Neves nos próximos anos

05 de Agosto de 2020 (Quarta)

05 de Agosto de 2021 (Quinta)

05 de Agosto de 2022 (Sexta)